Hospital de Saracuruna realiza  mutirão de cirurgias ortopédicas

Em julho deste ano, a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, assumiu um dos seus maiores desafios, a administração do Hospital de Saracuruna – Adão Pereira Nunes (HEAPN), com a assinatura de um termo de cooperação entre o executivo municipal e o Governo do Estado. Desde então, a PMDC não tem medido esforços para o pleno funcionamento da unidade, que há mais de 20 anos é referência no Sistema Único de Saúde (SUS) em Trauma, Urgência e Emergência adulto e pediátrico, além de Maternidade de Alto Risco. As linhas de cuidado de emergência adulta e pediátrica dispõem de serviço de pronto atendimento (SPA) com classificação de risco, emergência adulta e pediátrica, centro cirúrgico, UPO, CTI adulto e pediátrico, enfermarias, ambulatório de follow-up e programa de atendimento domiciliar (PAD).

Entre os desafios propostos pela nova administração está a retomada das cirurgias ortopédicas no hospital, um dos serviços mais atingidos com a precarização da unidade nos últimos anos, resultando em uma grande fila de espera formada por pacientes de todo o estado. Para diminuir essa fila de espera, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil está realizando um mutirão de cirurgias ortopédicas. A previsão é de que sejam realizadas cerca de 20 cirurgias por dia, entre 27 de outubro e 2 de novembro. Até o dia 25 de outubro, a equipe médica do hospital já havia realizado um total de 403 cirurgias ortopédicas, entre eletivas, de urgência e emergência. O objetivo é atingir o marco de 500 cirurgias/mês.

Para o Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil de Duque de Caxias, Dr. José Carlos de Oliveira, a realização dos mutirões é mais um passo na retomada do serviço de excelência do Hospital de Saracuruna. “Missão dada é missão cumprida. Foi assim que a Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias encarou o desafio ao assumir a gestão do Hospital de Saracuruna. Recebemos um hospital em situação precária, com dívidas salariais, dívidas com fornecedores, médicos e funcionários desmotivados, além de equipamentos quebrados e falta de insumos. Completamos três meses de gestão com salários em dia, almoxarifado e farmácia guarnecidos e com equipe médica e funcionários comprometidos com o novo momento do Hospital Adão Pereira Nunes”, destacou o secretário de Saúde, Dr. José Carlos de Oliveira.

Para o coordenador de ortopedia e traumatologia do HEAPN, Manoel Gonçalves, essa união de esforços trará ainda mais eficiência, rapidez e melhores resultados ao atendimento médico. “Nossa expectativa é realizar cerca de 100 cirurgias durante o mutirão. Uma meta alta, mas que está dando à população de Duque de Caxias um atendimento médico de excelência. Em um mutirão realizado no mês de setembro, conseguimos atender 70 pacientes e, com a experiência, resolvemos ampliar nossa meta”, afirmou.

Desde que assumiu a gestão da unidade, a Prefeitura de Duque de Caxias já instalou 15 novos leitos de CTI, reformou outros 20, disponibilizou carrinhos de anestesia para o centro cirúrgico e 48 camas de quatro motores, além de outros equipamentos. Outra grande conquista é a instalação de um novo aparelho de Ressonância Magnética, de última geração, que deverá estar disponível para exames nos próximos 20 dias. Desde 2016, a unidade não tinha este equipamento para atender os pacientes. A área externa recebeu serviços de capina e nova iluminação, tanto no estacionamento, quanto nas ruas no entorno. O telhado está sendo reformado, assim como outras melhorias estruturais importantes para o funcionamento da unidade estão sendo realizadas.

O Hospital de Saracuruna está localizado em Duque de Caxias, no Km 109 da Rodovia Washington Luiz (BR 040), no bairro de Jardim Primavera.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.