Jucerja acaba com  processos em papel

A partir de novembro, a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) não trabalhará mais com processos físicos. A autarquia, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, passa a receber toda a documentação pela internet, por meio do Protocolo Web, e assinada pelo empresário, contador ou advogado, via certificação digital ou pelo aplicativo de reconhecimento facial Biovalid.  

“Temos que desburocratizar. Ao facilitar a vida dos empreendedores estamos estimulando a geração de novos negócios e, consequentemente, de emprego e renda para a nossa população”, afirma o governador em exercício Cláudio Castro.

O cidadão não precisará mais se dirigir à sede da Jucerja para dar entrada em seu processo, economizando tempo e custo com deslocamento. Além disso, o sistema vai gerar um protocolo, que será enviado pelo portal da Junta Comercial para a distribuição automática. Além de gerar celeridade, o novo processo significará redução de custos e o fim do uso do papel, com reflexo ambiental.

A transição digital começou em agosto, seguindo o cronograma da autarquia. Os primeiros a serem beneficiados foram as Sociedades Anônimas, Cooperativas e Consórcios. Depois, foi a vez de Requerimento de Empresários e, por último, Eirelis (empresa com um único sócio) e Sociedades Limitadas.

“Com a conclusão do processo, a Jucerja alcançou um marco histórico, chegando à sua maturidade digital e facilitando a vida dos empresários, contabilistas e advogados que utilizam nossos serviços. Além disso, a migração segue a linha que o governo do estado estabeleceu, que é fazer uma gestão realmente digital”, disse o presidente da Junta Comercial, Vitor Hugo Feitosa.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.