Judoca de Belford Roxo conquista o Campeonato Brasileiro

O Campeonato Brasileiro (categoria sub-15/2019) é de Belford Roxo. A dona do título é Mariana Nunes, 14 anos, que este ano vai frequentar o nono ano de escolaridade na Escola Estadual Castro Alves. A menina pratica judô há cinco anos e já conquistou 36 medalhas (30 de ouro, uma de prata e cinco de bronze). Recentemente, ela recebeu a faixa marrom e vai competir pela categoria sub-18.

A judoca também é vice-campeã dos Jogos Escolares da Juventude (2019), ficou em terceiro lugar no Pan-americano, realizado no México, em primeiro no Sul-americano Escolar no Paraguai, é campeã também da Copa São Paulo e bicampeã da Copa Minas de Judô (2018 e 2019). Mariana ganhou o troféu de melhor do Rio de Janeiro e ficou em primeiro lugar no ranking nacional sub-15.

Mariana foi aluna da Vila Olímpica de Belford Roxo. Além do judô, ela também faz aulas de jiu-jitsu para ter uma base no chão e complementar seu desempenho no judô. “Minha mãe me colocou no judô para que eu não ficasse muito tempo na rua. Acabei gostando do esporte e iniciei na vila olímpica de Belford Roxo aos oito anos. O tempo foi passando e segui na modalidade criando amor por ela. Tenho amigas que até treinam comigo”, disse Mariana.

A judoca Mariana Nunes já ganhou 36 medalhas em diversos campeonatos
RAFAEL BARRETO/PMBR

Durante o ano são realizados seis campeonatos. Caso o atleta ganhe quatro, ele fecha uma mandala (junção das quatro medalhas). Mariana é uma dessas poucas atletas que possuem diversas mandalas. “Quero dar sempre o meu melhor e me classificar em torneios internacionais. Me inspiro na Rafaela Silva, principalmente pela história de vida dela”, confessou Mariana.

Com 54 anos, o que não falta é pique para o pai de Mariana, Aldemir Coutinho Nunes, ao acompanhar a judoca. “Eu e a mãe fazemos rodízio para os treinos e campeonatos que acontecem no estado. Desde que ela começou a praticar, sempre a incentivamos e a apoiamos”, destacou Aldemir.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.