Celebrada no nosso país no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra tem o propósito de promover a igualdade racial no Brasil, através de vários temas culturais, e despertar a reflexão sobre a inserção dos negros em todos os aspectos na sociedade brasileira. Na cidade de Mesquita, essa reflexão começa pelas unidades escolares, nesta quinta-feira, dia 7 de novembro, com a visita dos alunos da escola Américo dos Santos ao sítio arqueológico da Gamboa e segue durante o mês com programação até o dia 22, entre as 13h e 23h.

 A data faz referência a Zumbi do Quilombo dos Palmares, um líder negro que teria morrido neste dia, no ano de 1695, lutando pela liberdade do seu povo. Em 2003 no Brasil foi criada a lei nº 10.639, que institui o estudo da história da África no ensino das escolas brasileiras, além da história dos negros, sua cultura e suas lutas no nosso país, como forma de combate à discriminação racial e a promoção da inserção dos negros no mercado de trabalho.     

 A visita de alunos ao Sítio Arqueológico, situado no bairro da Gamboa, no centro do Rio faz parte do conhecimento de parte da história dos negros no Brasil. Trata-se de um Centro Cultural, onde se situa o Cemitério dos Pretos Novos, também é conhecido como Memorial – Pretos Novos era o nome dado aos escravos que chegavam ao país. O local é um casarão onde existiu entre os anos de 1769 e 1830, um cemitério de escravos. A criação do Sítio tem a finalidade de expor a história da cultura africana, com um grande acervo literário sobre seu povo e as artes indígenas e afro-brasileiras. 

 Programação

 Após a visita dos alunos da escola Américo dos Santos ao Sítio, conforme programação da secretaria de Assistência Social (Semas) comandada por Erika Rangel, através da coordenadoria Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Mesquita (Compir), será a vez dos alunos da Ernesto Che Guevara, no dia 12 de novembro. E haverá no dia 14, às 19h, palestra sobre saúde e racismo na paróquia do bairro de Santo Elias.

De acordo com o coordenador da pasta, o ativista negro Claudio Macalé, as celebrações do Mês da Consciência Negra seguem no dia 19, a partir das 10h, com uma “Roda de Conversa” no Espaço Mulher Mesquitense. No dia 22, às 13h, no Compir, na sede da Semas – Rua Coelho da Rocha, nº 1.426, bairro Rocha Sobrinho. As celebrações alusivas a data encerram no dia 29, a partir das 19h, palestra sobre racismo e identidade no colégio Vila Bela, no bairro Banco de Areia.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.