Os eventos em prol do Outubro Rosa podem ter sido finalizados em Mesquita. No entanto, isso não significa que a luta contra o câncer acabou. Agora com foco no câncer de próstata, a cidade fará conscientização com a população masculina, evidenciando o movimento do Novembro Azul. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá uma palestra sobre a doença na Vila Olímpica de Mesquita, dia 14 de novembro, das 8h às 11h.

 O Novembro Azul serve para reforçar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. “A ideia é tornar os homens mais conscientes e alertar para os perigos que o preconceito com os exames podem trazer à saúde”, alerta a coordenadora do Programa Saúde do Idoso e do Homem, Renata Lúcia.

A palestra será ministrada por Wesley Lima, médico da rede municipal de Saúde de Mesquita, que abordará questões de prevenção e cuidado com a doença. O câncer de próstata atingiu cerca de 69 mil pessoas durante o ano de 2018, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Na fase avançada, pode provocar dores nos ossos, infecção generalizada ou insuficiência renal.

 A próstata é uma glândula masculina que se localiza na parte baixa do abdômen. Renata evidencia, ainda, que esse tipo de câncer é o segundo maior entre os homens. E afeta, principalmente, indivíduos a partir dos 50 anos, além de parentes de primeiro grau de pacientes diagnosticados com o câncer, como filhos e irmãos. 

 AÇÃO SOCIAL

 O evento contará também com a participação de outros programas de saúde. Como os de tratamento de tuberculose, tabagismo, hanseníase e hiperdia – destinado ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão e diabetes. Além de trabalhar com documentação e distribuição da carteira de estacionamento para os idosos e corte de cabelo.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.