Ministro visita unidades de saúde e participa de  entrega de aparelhos auditivos em Duque de Caxias

O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta participou da entrega do aparelho auditivo ao menino Eduardo França Gonçalves, 11 anos, morador de Cuiabá (MT), que teve seu pedido de Natal feito por carta aos Correios e atendido pela Prefeitura de Duque de Caxias.

A manhã de sábado (30/11) foi de muita emoção em Duque de Caxias, com a visita do ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, que foi recebido pelo prefeito Washington Reis, pelo secretário municipal de Saúde, José Carlos de Oliveira, além de autoridades federais, estaduais e municipais. O ministro cumpriu uma agenda agitada no município, que incluiu uma visita ao Hospital do Olho Julio Cândido de Brito, a entrega de 350 aparelhos auditivos no Centro de Saúde Auditiva do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, a inauguração da sala de ressonância magnética da unidade hospitalar e finalizou com a ida ao terreno onde será construído o futuro Hospital Geral da Baixada e ao prédio da futura Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra, no terceiro distrito.

A primeira agenda do ministro Mandetta foi em visita ao Hospital do Olho Júlio Cândido de Brito que, em apenas 1 ano e 11 meses de funcionamento, já ultrapassou os 750 mil atendimentos, incluindo pacientes não só do município de Duque de Caxias, mas de várias regiões do estado e do país. O hospital especializado em oftalmologia é um dos mais modernos do Brasil e está equipado com aparelhos importados de última geração. Para o ministro, “Duque de Caxias vem fazendo um bom trabalho na Saúde, mas é preciso buscar o equilíbrio com os outros municípios próximos, até para que a cidade não seja prejudicada”.

A comitiva seguiu para o Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, onde está localizado o Centro de Saúde Auditiva Eurico Miranda, mais uma unidade especializada inaugurada pela atual gestão. E foi lá que todos os presentes viveram momentos de pura emoção, com a entrega do tão sonhado aparelho auditivo ao menino cuiabano, Eduardo França Gonçalves, 11 anos, que teve seu pedido de Natal realizado pela Prefeitura de Duque de Caxias. Eduardo foi uma das 350 pessoas que receberam o equipamento neste sábado (30), no Centro de Saúde Auditiva.

O menino, que mora em Cuiabá, no Mato Grosso, recebeu o seu novo aparelho auditivo das mãos do Ministro da Saúde e do prefeito Washington Reis. Eduardo não conseguiu ter o seu pedido atendido em sua cidade e, através da carta enviada ao Papai Noel pelos correios, seu pedido chegou à Prefeitura de Duque de Caxias. O desejo do menino sensibilizando o prefeito que, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil e parceiros da cidade, programou a sua vinda, acompanhado da avó Clemair Gonçalves. Após receber o aparelho, Eduardo manifestou seu agradecimento. “Esse é um momento muito alegre. Agradeço muito a vocês. Muito obrigado”, disse o menino emocionado.

“Vai ser bem melhor agora. Ele vai se atualizar, aprender mais. Vai ter facilidade de entender as coisas, Vai conseguir progredir na escola”, declarou a avó Clemair Gonçalves, de 48 anos, comentando sobre a importância do aparelho para vida do neto.

Ao fazer a entrega do equipamento ao pequeno Eduardo, o ministro destacou a “generosidade e humanidade” da Prefeitura de Duque Caxias, com a realização deste sonho de Natal. “Isso aqui é uma coisa que deveria ter sido resolvida lá em Cuiabá, mas como a avó nos informou, o serviço de lá fechou. Esse cidadãozinho brasileiro, esse menino, tem que estudar. A Prefeitura de Duque de Caxias está dando condições para que ele, com esse aparelho, possa ter chance de interagir e conquistar seus sonhos”, apontou Mandetta.

O prefeito Washington Reis destacou a importância da visita do ministro às unidades de saúde do município  para a garantia dos investimentos na saúde da cidade. “A gente está fazendo um trabalho aqui que ultrapassa as barreiras, as fronteiras da normalidade, devido à grande demanda que nós temos diariamente”, disse.

“Desde que inauguramos o Centro de Saúde Auditiva, milhares de pessoas já foram beneficiadas, de todas as idades e vindas de várias regiões do Estado. O acesso a um aparelho auditivo deste nível, que era privilégio de poucos, aqui em Duque de Caxias é direito de muitos. Tudo isso tem sido possível graças ao apoio do Ministério da Saúde, que tem sido grande parceiro da nossa gestão e do cidadão caxiense. Projetos que pareciam um sonho, hoje são realidade, entre eles o Hospital do Olho, o CER IV, as obras de ampliação do Hospital Moacyr do Carmo e, muito em breve, a Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra”, destacou Washington Reis.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.