Mutirão de Saúde marca o último dia da campanha Outubro Rosa em Caxias

O último dia da Campanha Outubro Rosa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de Duque de Caxias, mobilizou centenas de mulheres no mutirão realizado nesta quinta-feira, 31 de outubro, no CRAESM – Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher, localizado no distrito de Xerém. Durante todo mês de outubro, a Prefeitura de Duque de Caxias promoveu diversas ações voltadas para a prevenção e controle do Câncer de Mama, envolvendo secretarias e órgãos municipais, nos quatro distritos. A campanha deste ano reforçou três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção primária, detecção precoce e mamografia.

Para reforçar o controle do Câncer de Mama e do Colo de Útero, a ação contou com um mutirão de acolhimento e triagem para realização de exame de Mamografia digital e coleta para exame Preventivo. A unidade, que é referência no cuidado e atenção à saúde da mulher, tem instalado o primeiro Mamógrafo Digital público do município. Desde sua instalação, em março de 2019, já foram realizadas mais de 5.500 mamografias digitais.

A moradora de Santa Cruz da Serra, Sheila Roberta Lima, de 43 anos, aproveitou o mutirão para fazer o seu exame de mamografia digital e elogiou a iniciativa da Prefeitura de Duque de Caxias. “Duque de Caxias está de parabéns por oferecer em um só lugar tantos serviços essenciais para a saúde das mulheres. Há 16 anos tive meu primeiro filho aqui, quando ainda era uma maternidade. Reabrir esse espaço e fazer dele uma referência para todas as mulheres da Baixada Fluminense, foi a melhor coisa que a Prefeitura poderia fazer. Facilitar o acesso à saúde é salvar vidas”, destacou Sheila Roberta Lima.

O publico presente ao mutirão de saúde do CRAESM também pode assistir palestras informativas sobre prevenção e tratamento da doença, além de usufruir dos serviços oferecidos gratuitamente pela equipe de Beleza da Fundec, com cabeleireiro, manicure e design de sobrancelhas.

O Secretário Municipal de Saúde, Dr. José Carlos de Oliveira, esteve presente, ao lado da Subsecretária de Saúde, Clara Carvalho; do Diretor do Caxias Dor, Dr. Valter Maluly; e dos diretores do Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher (CRAESM), Dra Maria Francisca Ciminelli e Emerson Alves.

“Essa não é a primeira e nem será a última ação que a Prefeitura de Duque de Caxias promove para prevenir o Câncer de Mama ou de Útero, doenças que acometem milhares de mulheres. Quando inauguramos o CRAESM já tínhamos o objetivo de dar toda a atenção à saúde das mulheres. O Prefeito Washington Reis determinou e nós estamos cumprindo. Com a instalação do Mamógrafo Digital na unidade, mais de 5.500 mulheres já foram beneficiadas. Aqui nesta unidade as mulheres encontram todos os serviços que precisa para prevenir e tratar da sua saúde”, ressaltou o Secretário Municipal de Saúde, Dr. José Carlos de Oliveira.

O câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

O CRAESM – Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher, funciona está localizado na Av. 25 de Agosto, na Vila Santa Alice – Xerém.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.