Atento às necessidades da população durante o período de contingenciamento, o Detran.RJ promoveu nos dias 1/05, 2 e 3 um mutirão na sede do departamento, no Centro do Rio, e emitiu carteiras de identidade para 619 pessoas que precisavam do documento com urgência para benefícios dos governos, como FGTS, auxílio emergencial de R$ 600,00 e retirada de remédios gratuitos. O serviço já vinha sendo realizado em casos emergenciais, mas, devido à grande procura, o órgão abriu as portas no feriado prolongado para atender quem necessitava da identidade para os auxílios dos governos.

Mediante agendamento prévio para não gerar aglomerações, centenas de pessoas puderam solicitar o documento nos três dias de mutirão. Dessas, cerca de 70 estão em situação de rua e deram o primeiro passo para o recebimento de benefícios.

O presidente do Detran.RJ, Marcello Braga Maia, destacou a importância da ação.

“O Detran cumpriu sua função social atendendo as pessoas no momento em que mais precisam do documento para dar entrada em auxílios financeiros. Com o apoio de vários setores, montamos uma força-tarefa para atender e emitir o documento com a maior rapidez possível. Para evitar o risco de propagação do novo coronavírus, o atendimento foi realizado com hora marcada e uso de máscara obrigatório. Além disso, colocamos marcações na fila para manter o distanciamento correto e disponibilizamos álcool em gel para usuários e funcionários. Com essas medidas, reduzimos as chances de contágio, sem deixar de atender as pessoas que tanto necessitam do documento”, concluiu.

“Perdi minha identidade dentro do ônibus e, por trabalhar à noite, num horário pouco flexível, não tive como tirar a segunda via antes. Como fiquei desempregado e preciso do documento para requerer meus direitos trabalhistas, agendei pelo teleatendimento para esse feriado. Fiquei muito satisfeito com a rapidez e com o cuidado de todos para evitar a contaminação do vírus. Parabéns ao Detran pela iniciativa”, elogiou o auxiliar de cozinha Cléber da Silva.

Com o sucesso do mutirão, o Detran.RJ já planeja outras ações ainda para esta semana.

 “Estamos planejando atender com a mesma organização e cuidado quem já havia solicitado a CNH antes da paralisação. Além disso, vamos estudar também outros mutirões para emissão de RG, de acordo com a necessidade da população. Estamos passando por um momento delicado mas estamos atentos às necessidades da população”,  reforçou o presidente do Detran.RJ.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.