“Nenhum remédio afina o nariz”, afirma especialista em rinoplastia sobre o desafio do Roacutan

Que o uso de medicamentos sem indicação médica coloca em risco a saúde do paciente não é segredo para ninguém. A promessa de que seu uso pode provocar efeitos semelhantes ao de uma cirurgia plástica é que a novidade da vez.

Esse fato curioso – e bastante perigoso – , tem chamado a atenção de especialistas na área da saúde desde que um desafio virtual começou a virar moda entre os jovens. O chamado Desafio do Roacutan (#roacutancheck e #roacutanchallenge) consiste em usar o remédio indicado para o tratamento de acne na pele para, falsamente, provocar o afinamento do nariz.

“Nenhum remédio pode provocar afinamento, nem encurtamento, correção ou qualquer outro tipo de mudança física no nariz”, afirma o médico otorrinolaringologista e especialista em rinoplastia Edson Freitas. “Quem estiver fazendo uso deste ou qualquer outro medicamento para este fim pode estar correndo sérios riscos, como de sobrecarga renal, alteração no organismo, além, é claro, de estar perdendo dinheiro e tempo”, alerta.

Por que então os jovens estão usando o remédio? Segundo o especialista, o que pode estar acontecendo é uma sensação de afinamento nasal, quando, na verdade, o que ocorre é uma desinchaço da região, muitas vezes ocasionado pelo acne.

“Quem sofre de inflamações cutâneas pela acne tem vários pontos de inchaço no rosto. O tratamento com o medicamento, na posologia correta, as inflamações vão ser tratadas, as feridas e inchaços vão sumir, dando essa sensação de que o nariz está mais fino”, explica. “Não há mudanças estruturais no nariz, principalmente para quem não tem espinhas e está apostando neste desafio. Se você tem acne, procure um dermatologista, se você tem o nariz mais largo e gostaria de afinar, vá a um otorrinolaringologista “, orienta.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.