Nova Iguaçu ganha  novos veículos na Saúde

A saúde pública de Nova Iguaçu ganhou mais um reforço. A Prefeitura ampliou a frota de veículos com 12 novos carros, que vão dar mais agilidade aos atendimentos externos da Secretaria de Saúde, como o Programa Melhor em Casa e na rede de atenção básica.

Alziro Xavier

Com isso, as equipes do Programa Melhor em Casa terão mais mobilidade para atender os pacientes, já que eles só tinham dois carros. O programa oferece atendimento médico domiciliar pelo SUS às pessoas com dificuldades de locomoção definitiva ou temporária, como cadeirantes e portadores de doenças crônicas, entre outros.

Em maio deste ano, Nova Iguaçu aumentou o número de equipes do Melhor em Casa, de três para onze, sendo oito equipes Multidisciplinar de Atenção Domiciliar (Emad) e três equipes Multidisciplinar de Apoio (Emap). A capacidade de atendimento também aumentou, subindo de 120 para 480 pacientes. Atualmente o programa atende 230 pessoas em casa.

“A nova frota é uma grande conquista para a saúde pública, além de dar mais conforto aos servidores. Assumimos a gestão em janeiro de 2017 com apenas duas equipes do Programa Melhor em Casa. Construímos projeto e enviamos ao Ministério da Saúde, que acolheu nossa proposta, ampliando nosso programa de Atenção Domiciliar”, afirma o secretário de Saúde, Manoel Barreto.

O programa conta com equipes multiprofissionais. No Emad, cada equipe conta com médico, enfermeiro, dois fisioterapeutas e um técnico de enfermagem. Já no Emap, tem um assistente social e dois fisioterapeutas. Para ser atendido pelo Melhor em Casa, é preciso passar por uma avaliação. A solicitação deve ser feita na sede do programa, que fica a Policlínica Dom Walmor, sala 405, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.