Nova Iguaçu segue com vacinação  contra o sarampo após fim da campanha

Nova Iguaçu vai continuar oferecendo a dose da vacina contra o sarampo para adultos de 20 a 29 anos apesar da campanha nacional de vacinação ter chegado ao fim. No último sábado (30), cerca de mil pessoas procuraram os postos de saúde da cidade em busca da imunização no chamado Dia D. Ao todo, 1.700 pessoas desta faixa etária já foram atendidas durante a campanha iniciada no dia 18 de novembro.

“A vacina contra o sarampo segue disponível no município, mesmo com o fim da campanha nacional. Ainda temos muitos iguaçuanos que não foram e precisam ser imunizados. Esperamos atingir o maior número de pessoas possível até que este surto de sarampo seja encerrado”, disse o secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Manoel Barreto.

O gerente de vendas Luiz Armando, 28 anos, aproveitou uma brecha no trabalho para ir ao Centro de Saúde Vasco Barcelos para tomar a segunda dose da vacina. “Tomei a primeira ainda criança, mas achei mais seguro tomar novamente. É melhor prevenir”, aconselha Luiz. “A saúde tem que estar em primeiro lugar, pois sem ela não conseguimos fazer mais nada. Então é realmente muito importante que as pessoas se conscientizem e procurem o posto mais próximo”.

Bianca da Silva André também aproveitou o Dia D para ir ao Vasco Barcelos
Alziro Xavier/PMNI

Bianca da Silva André também aproveitou o Dia D para ir ao Vasco Barcelos. Moradora de Queimados, ela, que trabalha em Nova Iguaçu, usou o tempo livre do expediente para receber a vacina. “Não sabemos o dia de amanhã, então o melhor é vacinar. Procuro sempre tomar todas as vacinas disponíveis para estar com a minha caderneta de vacinação em dia”, garantiu a jovem de 21 anos.

O Ministério da Saúde, entre janeiro e o início de novembro deste ano, registrou cerca de 12 mil casos de sarampo em todo o país. A maioria deles (93,2%) estão concentrados no estado de São Paulo. Jovens na faixa etária da campanha encerrada no fim de semana correspondem a 30,6% do número total de casos da doença no Brasil. Até agora, 15 mortes já foram confirmadas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.