Nova Iguaçu terá Dia D de Vacinação Antirrábica no dia 25

Prefeitura criou Assessoria Especial de Proteção Animal. Poderão ser vacinados cães e gatos saudáveis a partir de 3 meses de idade

A Prefeitura de Nova Iguaçu criou recentemente a Assessoria Especial de Proteção Animal. Sua missão será articular ações de proteção e defesa animal em conjunto com as secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência, Meio Ambiente, Emlurb, Segurança, Postura e Defesa Civil. 

“Quando assumi a Prefeitura de Nova Iguaçu, precisei, primeiro, ajustar as finanças da cidade. Quando tudo já estava resolvido, veio a pandemia da Covid-19, que nos impediu dar andamento em vários projetos, como o da proteção e defesa animal, por exemplo”, afirma o prefeito Rogerio Lisboa. “Mas agora, com a evolução da vacinação da população contra o novo coronavírus, pudemos criar a Assessoria Especial de Proteção Animal. Com ela, asseguramos o compromisso de um trabalho transparente, que vá de encontro aos parâmetros nacionais e internacionais de defesa, proteção e cuidado animal”. 

A primeira ação nesse sentido será o Dia D da Campanha Anual de Vacinação Antirrábica, no próximo dia 25, da Secretaria Municipal de Saúde. Poderão ser vacinados cães e gatos saudáveis a partir de 3 meses de idade. Os canis legalizados e os protetores de animais poderão realizar agendamento para imunização nos locais de abrigo a partir do dia 26 de setembro. Pessoas que cuidam de animais em situação de rua também podem levá-los para serem imunizados.  

A raiva é uma doença causada por um vírus que leva à morte quase a totalidade dos casos, podendo infectar seres humanos. Os sintomas da raiva animal são agressividade, agitação, medo, ansiedade e demência.  

O Dia D de Vacinação Antirrábica inaugura um conjunto de ações que a Prefeitura de Nova Iguaçu planeja para a defesa animal. Desta forma, os protetores de animais podem aproveitar o período da campanha para fazer seu cadastro. 

Simultaneamente ao Dia D da Vacinação Antirrábica será promovida, nos 40 postos de imunização, a Campanha de Doação de Ração. As rações serão distribuídas para instituições que serão previamente cadastradas.  

Sensibilizada sobre a importância do bem-estar animal, a Prefeitura de Nova Iguaçu pretende criar uma Rede de Solidariedade e Proteção Animal por meio dos órgãos governamentais e os protetores cadastrados.  

As ações realizadas de forma articulada e conjunta permitirá que a Prefeitura realize uma inédita contagem de animais na cidade. Essa pesquisa vai embasar ações para os próximos anos a partir de dados atualizados. 

Os canais da Ouvidoria da Prefeitura de Nova Iguaçu (tel.: 2666-4910, https://www.novaiguacu.rj.gov.br/ouvidoria/ ou ouvidoria@novaiguacu.rj.gov.br) podem ser acionados para fazer denúncias de maus-tratos contra animais.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.