Oito animais foram adotados na primeira feira  de animais de 2020 da Prefeitura de Mesquita

A Prefeitura de Mesquita promoveu no último domingo, dia 12 de janeiro, sua primeira feira de adoção de animais municipal de 2020. A ação começou às 8h e resultou na adoção de oito animais. Do total, seis eram cães e dois eram gatos. Incluindo filhotes e alguns adultos. A ação aconteceu na Praça Elizabeth Paixão, no Centro da cidade, na parte final da feira livre da Estrada Feliciano Sodré.

“Algumas pessoas preferem filhotes, porque querem acompanhar o crescimento do bicho desde suas primeiras semanas. Mas há também quem opte por animais adultos. Na maioria das vezes, eles já estão castrados, diminuindo os custos futuros. E, além disso, já e sabe um pouco sobre o comportamento e a personalidade do animal. Isso facilita os futuros tutores na hora da decisão”, explica Maycon de Barros Faria, veterinário responsável pela ação.

 Moradora de Anchieta, Andréa de Carvalho, de 49 anos, escolheu seu terceiro gato na feira. Ela, que já tem um casal de felinos em casa, optou por mais uma fêmea de cerca de três meses. A primeira também foi adotada em Mesquita, na primeira edição da feira de adoção municipal, em setembro do ano passado.

Foto: Márcio Maio/PMM

 “Acho as fêmeas mais carinhosas, apesar de ter um macho muito agarrado em mim em casa. Acho que preciso evitar vir aqui, porque dá vontade de levar mais”, contou ela, enquanto assinava o termo de adoção do animal. Para a adoção, os interessados precisam apresentar RG original e comprovante de residência.

 “Desde o primeiro dia, percebemos que essa feira tinha tudo para dar certo. Mesquita tem muitos animais nas ruas e precisamos olhar com carinho para esses bichos. Resgatamos filhotes num dia e, no outro, já aparecem mais abandonados nas praças da cidade. Então, nosso papel não é só estimular a adoção. Mas também incentivar a população a cuidar dos seus animais. E, principalmente, conscientizar que maus-tratos a animais de estimação é crime. Assim como abandono também é”, alerta Maycon de Barros Faria, veterinário responsável pela ação.

 De maneira geral, a feira de adoção de animais da Prefeitura de Mesquita acontece quinzenalmente. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, ela é realizada sempre aos domingos, na Praça Elizabeth Paixão. No entanto, fatores climáticos podem interferir no plano de ação do grupo. “Dependendo do tempo, fica complicado levar os bichinhos para deixá-los expostos, na rua. Chuva forte, por exemplo, pode fazer com que nossa ação seja cancelada”, avisa Maycon.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.