Operação Lei Seca reforça  ações durante o Carnaval

A Operação Lei Seca vai reforçar as ações de fiscalização e conscientização durante o Carnaval. O esquema especial, que será iniciado amanhã (21) e vai até a quarta-feira de cinzas (26), vai contar com todo o efetivo nas ruas. Serão realizadas ao todo 90 ações neste período, inclusive durante o dia, nas saídas dos blocos de rua, das praias e cachoeiras do estado. As operações acontecerão na capital, região Metropolitana e interior.

“Além da blitz de fiscalização, já conhecida dos motoristas, este ano teremos as operações móveis da Lei Seca e vamos intensificar também as ações educativas nos maiores blocos de carnaval. A ideia é alertar os foliões sobre a importância de voltar para casa em segurança. Lembrando sempre: Nunca Dirija Depois de beber!”, explicou o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cleiton Rodrigues.

As equipes de educação estarão nos blocos de rua com maior concentração de pessoas para alertar sobre o perigo da mistura entre álcool e direção, dentre eles: Banda Cultural do Jiló (sexta-feira), Bloco dos Aposentados (sexta-feira), Banda de Ipanema (sábado), Cordão da Bola Preta (sábado), Simpatia é Quase Amor (domingo), Cordão do Boitatá (domingo), Toca Raul (domingo), Sargento Pimenta (segunda), Banda de Ipanema Infantil (segunda), Largo do Machadinho Mas não Largo do Suquinho (segunda), Orquestra Voadora (terça) e Fervo da Lud (terça).

“Este ano ficaremos mais horas nas ruas e estaremos presente em mais locais devido a operação móvel. Teremos as blitzes fixas diurnas e noturnas e as operações móveis também de dia e de noite. O nosso objetivo é salvar vidas e proporcionar mais segurança ao folião na volta para casa”, explicou o superintendente da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marcelo Rocha.

Ação na Sapucaí

A Operação Lei Seca estará na Sapucaí, pelo terceiro ano consecutivo, para realizar o teste do bafômetro nos motoristas dos carros alegóricos, em todos os dias de desfile, a fim de prevenir possíveis acidentes como o ocorrido em 2017. Nos anos anteriores a testagem dos motoristas utilizando o etilômetro deu negativa para a ingestão de bebida alcoólica.As equipes de educação também estarão na Sapucaí para reforçar o recado da Lei Seca para o público que for prestigiar a maior festa popular do mundo.

Balanço dos anos anteriores

No ano passado 4.641 motoristas foram abordados pela Lei Seca no período do Carnaval em 44 ações de fiscalização. Do total de abordagens, 263 motoristas apresentaram sinais de embriaguez.A Operação Lei Seca, da Secretaria de Estado de Governo e Relações Institucionais, é um programa educativo e de fiscalização, de caráter permanente, que foi lançado em 19 de março de 2009. Desde então, até o dia 16 de fevereiro de 2020, foram realizadas 24.731 blitzes de fiscalização, 3.385.100 motoristas foram abordados e detectados 209.436 casos de alcoolemia.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.