Plano de Manejo do Parque Municipal  da Pedra do Urubu está concluído

Na última sexta-feira (23), a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Mangaratiba (SMMA) e a empresa Costa Brasil Engenharia realizaram a cerimônia oficial de entrega do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal da Pedra do Urubu. Com o resultado do estudo técnico, a Prefeitura de Mangaratiba fica apta para iniciar os projetos de desenvolvimento sustentável, turístico, de uso público e de infraestrutura da unidade de conservação.

Elaborado ao longo de um período de seis meses pela Costa Brasil Engenharia, e custeado pela Bandeira de Mello Engenharia através de uma medida compensatória firmada com a SMMA, o Plano de Manejo da Pedra do Urubu estabeleceu estudos de zoneamento e das normas gerais para utilização do parque natural, e definiu os planos setoriais que vão nortear a implantação de diversos programas para a Gestão do Parque.

Além do Plano macro, a Secretaria também recebeu um relatório executivo e mapas temáticos do estudo de manejo. Juntos, os três documentos contemplam uma série de dados técnicos como o levantamento geológico, geomorfológico e pedológico de toda a área do parque municipal e seu entorno, resultados de incursões e análises de campo, e estudos detalhados sobre a cobertura vegetal, fauna, flora, e a hidrografia do Parque.

Vale lembrar que o Plano de Manejo da Pedra do Urubu foi realizado de forma intersetorial, multidisciplinar e participativa. Além da SMMA, diversas secretarias, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) e moradores de Mangaratiba participaram da construção do documento. O processo incluiu um Diagnóstico Rápido Participativo (DRM), a realização de Oficinas Participativas de Elaboração (OPEs) e apresentações ao CMMA.

De acordo com a Secretária de Meio Ambiente de Mangaratiba, Fernanda Porto, a conclusão do Plano de Manejo significa um grande avanço para a gestão ambiental da Unidade de Conservação e da cidade. A Secretária explicou que com o Plano de Manejo aprovado, os próximos passos serão implementar o Conselho Gestor do Parque, recrutar voluntários, dar início a implantação de uma estrutura administrativa do local e ao mapeamento e sinalização das trilhas, além de todos os demais Planos Setoriais.

Cabe destacar que todo o conteúdo do Plano de Manejo, assim como, a base de dados geocartográficas, mapas temáticos, as gravações das OPEs, e as imagens geradas no estudo técnico estarão disponíveis para consulta pública na SMMA.

Saiba mais:

O Plano de Manejo é um documento técnico que norteia a preservação efetiva da biodiversidade, o zoneamento e a utilização dos recursos naturais em áreas de conservação ambiental, bem como, estuda todos os impactos ambientais, culturais e socioeconômicos relacionado ao uso destes espaços. A conclusão deste documento é o primeiro passo para instalar a gestão administrativa no Parque Municipal da Pedra do Urubu e planejar os investimentos a serem feitos nas partes de preservação, reflorestamento, sinalização, turismo, entre outros.

O Plano de Manejo ainda avalia o potencial turístico, a capacidade de visitantes que o local pode suportar, as áreas para restauração, estudos biológicos d os impactos socioeconômicos.

O Parque Natural Municipal da Pedra do Urubu é formado por rochas e áreas verdes que compõe os limites dos bairros Parque Bela Vista, Centro, Santo Antônio, Ribeira e Junqueira. São ao todo, 217 hectares de área em um perímetro de mais de 7mil metros, com uma vista privilegiada de toda a cidade e da Restinga da Marambaia. 

FOTO Hugo Borges

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.