Prefeitura de Duque de Caxias  entrega mais 280 aparelhos auditivos

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (21) mais um mutirão para entrega de aparelhos auditivos, beneficiando mais 140 pacientes atendidos no Centro de Audiologia Eurico Miranda, no Hospital Municipal Drº Moacyr Rodrigues do Carmo. O mutirão, que acontece a partir das 8h, contará com a presença do prefeito Washington Reis e do secretário Municipal de Saúde, José Carlos de Oliveira.

Com um ano e um mês de inaugurado, os números mostram a importância do Centro de Saúde Auditiva não só para os moradores de Duque de Caxias, mas para pessoas que chegam de todo o estado em busca de atendimento. A cada dia aumenta a procura por pessoas que sofrem de algum processo de perda da audição. Na unidade especializada, os pacientes, independente da idade, têm acesso a exames de comprovação de surdez, encaminhamentos para tratamentos específicos, terapia fonoaudiológica e próteses. Todo o atendimento oferecido é gratuito.

O Centro de Saúde Auditiva, que leva o nome de Eurico Miranda, como forma de reconhecimento e gratidão por todo o carinho e amizade do dirigente esportivo junto à cidade de Duque de Caxias, superou as expectativas de atendimentos em seu primeiro ano de atividades. Neste período foram realizados 82 mil procedimentos, com 30 mil pacientes atendidos e 7.500 beneficiados com a entrega gratuita de aparelhos auditivos. Cerca de 59% das pessoas atendidas na unidade são de outros municípios, confirmando sua referência no atendimento especializado no estado.
O prefeito Washington Reis ressalta o valor do Centro para pacientes de todo estado:
“O Estado do Rio de Janeiro tem 92 municípios e o único que oferece um serviço gratuito, com entrega de aparelhos e disponibilizando os melhores equipamentos de audiologia é aqui, em Duque de Caxias. Não só devolvemos a qualidade de vida dessas pessoas, mas também salvamos vidas. É um custo alto, que chega a 15 milhões por ano, mas vale a pena porque estamos cuidando de uma parte da população até então desassistida pelo poder público”, Disse Washington Reis.
Pacientes aprovam e recomendam

Kaiane Moreira, de 10 anos, é uma das pacientes do Centro de audiologia que recebeu os aparelhos. Ela foi diagnosticada com perda auditiva há um ano e desde então estava com muitas dificuldades na escola, não conseguia ouvir a professora. Por causa do par de aparelhos novos que recebeu da Prefeitura de Duque de Caxias, Kaiane voltou a ouvir e melhorou o desempenho nos estudos.

“Eu só tenho a agradecer a Prefeitura que está concedendo esses aparelhos. Eu não sei o que eu faria se não fosse esse Centro de Audiologia. Sei que os aparelhos são muito caros e eu não teria condições para pagar. A Kaiane estava mal na escola, não conseguia ouvir direito a professora. Agora, graças não só aos aparelhos, mas ao tratamento que ela tem aqui, a vida dela vai melhorar. Estou muito satisfeita e recomendo o Centro de Saúde Auditiva”, comemorou a dona de casa Fernanda Moreira, mãe de Kaiane.

Florisbela Miguel Ramos, a dona Belinha, de 89 anos, moradora de Mauá, em Magé, também recuperou sua audição após receber os aparelhos auditivos no centro especializado. Dona Belinha, que vinha fazendo consultas na unidade, agradeceu: “Foi um momento muito emocionante. Só temos que agradecer ao Centro de Audiologia. Todo mundo que ajudou a recuperar a audição da minha avó”, afirmou Jane Pereira, neta da Dona Belinha.

O Centro de Saúde Auditiva Eurico Miranda conta com 40 profissionais para dar o melhor atendimento aos usuários, entre eles fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, neurologistas, pediatras, assistentes sociais e psicólogos. O atendimento é de 2ª a 6ª feira, das 7h às 17h, no primeiro andar do Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo, às margens da Rodovia Washington Luiz.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.