Na manhã de ontem (22), a subsecretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura de Mesquita recebeu, na sede da prefeitura, pequenos agricultores para uma série de palestras informacionais. Na Feira de Sementes, os participantes tiveram a oportunidade de entender sobre técnicas corporativistas, além do uso de plantas medicinais, e de participar da distribuição de mudas e sementes. 

Colaboradora da área de politicas públicas do Serviço Brasileiro de Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Ieda Zanotti, abriu o evento  falando sobre a prática corporativista como instrumento de mercado.  “Devemos saber quais são as necessidades dos consumidores, se eles requerem selos ou certificações, e que tipo de produto eles precisam”, disse a consultora.

Já a pesquisadora e engenheira Agrônoma da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (PESAGRO-RIO),  Celma Domingos de Azevedo, falou sobre o uso de plantas com fins medicinais.  “A identificação dessas plantas é de extrema importância, pois nem todas elas são medicinais. E as conhecendo, podemos encontrar um mercado em potencial”, disse Celma.

Agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural-EMETER-Rio, Márcio Clemente, explicou a importância desse tipo de ação para o município. “Essa  troca de conhecimento entre os agricultores e técnicos possibilita a cada propriedade rural ter uma variedade maior de plantações”, disse.

Troca de mudas

Ao final da Feira de Sementes representantes da Emater-Rio e a Prefeitura de Mesquita organizaram troca de mudas e sementes entre visitantes e agricultores. Cada um poderia permutar mudas por qualquer dos produtos em exposição no local da feira.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.