Prefeitura do Rio mantém desfiles  de blocos na parte da tarde

A Prefeitura do Rio de Janeiro resolveu manter os desfiles dos blocos Simpatia é Quase Amor e Banda de Ipanema no horário da tarde, na zona sul do Rio. O anúncio foi feito, ontem (27), pelo secretário de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos, Felipe Michel.

O prefeito Marcelo Crivella tinha anunciado, na sexta-feira (17), a mudança do horário tradicional dos desfiles para a parte da manhã, o que desagradou os organizadores dos blocos. A prefeitura voltou atrás depois de ouvir avaliações da Polícia Militar, do Metrô, de moradores e de comerciantes do bairro.

Segundo o secretário, foram recebidas 350 ligações telefônicas na pesquisa realizada no fim de semana, sendo que 95% dos comerciantes e 65% dos moradores de Ipanema se manifestaram favoráveis à permanência dos desfiles no horário da tarde como de costume.

“A partir do momento que a Polícia Militar se posicionou, por questões de segurança, para manter na parte da tarde, o morador que era favorável a fazer na parte da manhã, mudou a sua posição”, disse.

Michel disse que depois das avaliações e do resultado das pesquisas levou o assunto ao prefeito e a decisão da manutenção foi tomada ontem (27). “Uma das missões que o prefeito me deu foi ajustar a integração com o governo do estado e conversando com o secretário da Polícia Militar, o coronel Figueredo (Rogério Figueredo de Lacerda) me direcionou contrário a essa mudança para a parte da manhã”, disse, acrescentando que a Polícia Militar não teria efetivo suficiente para atender todas as demandas de desfiles no horário da manhã incluindo os megablocos no centro da cidade.

Tomaz Silva/ABr

“Zelando em primeiro lugar pela segurança não só do folião, mas da população de Ipanema e adjacências, e também direcionado por um pedido dos moradores. Na enquete pesquisa que fizemos 95% dos comerciantes de Ipanema eram contrários a mudança. Em meu nome e em nome do prefeito o que posso falar é que o horário vai ser mantido, direcionado pela Polícia Militar, pelo Metrô por essa integração de todos os órgãos da Prefeitura e do governo do estado e também pela população”, disse.

O secretário mandou um recado à população. “O que a gente pede é que a população possa respeitar o direito do outro. Lixo é no lixo, sem desordem, sem vandalismo para que cada vez mais a imagem do Rio de Janeiro possa ser valorizada e que todos tenham um carnaval de alegria, de paz, segurança e muito respeito”.

A segurança dos desfiles vai contar ainda com a Guarda Municipal.

O Simpatia é Quase Amor vai desfilar nos dias 15 e 23 de fevereiro, às 16h, e a Banda de Ipanema nos dias 8, 22 e 25 de fevereiro, às 17h.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.