Prefeitura inicia imunização contra a Covid-19  em asilos e abrigos em Duque de Caxias

Wilson Velez da Silva, de 65 anos, é o primeiro idoso morador em asilo a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no município de Duque de Caxias. Wilson, que é residente na Obra de Recuperação e Assistência Social Getsêmani, uma instituição de longa permanência para idosos localizada no bairro Capivari, no quarto distrito, recebeu a vacina aplicada pelo secretário municipal de Saúde, Dr José Carlos de Oliveira.

Por volta das 13h30 de terça-feira (19), um lote com 50 doses chegou à instituição. As vacinas, que foram trazidas em veículo do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), pela enfermeira Heloísa Santos, contaram com escolta da Polícia Militar. Foram imunizados os idosos residentes e os profissionais que prestam serviço no local.

Visivelmente emocionado, Dr José Carlos falou da importância em fazer com que a vacina alcance todos os abrigados em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) de Duque de Caxias. “Hoje é um dia de muita esperança e que marca o início da vacinação contra a Covid-19 em nosso município. Dois grupos são prioritários para receber a vacina neste momento, os profissionais da saúde, que com muita dedicação estão na linha de frente no enfrentamento à doença e aqueles que estão abrigados em Instituições de Longa Permanência para Idosos, como abrigos e asilos. Estou muito feliz por começarmos a vacinação aqui pelo Asilo Getsêmani, que tem um trabalho reconhecido em nossa cidade. A partir daqui, vamos correr todos os abrigos e asilos no município, levando a vacina para todos”, destacou o secretário de Saúde.

A diretora do Getsêmani, Natilde Firmino, destacou a alegria com que os funcionários e idosos receberam a notícia de que seriam os primeiros a receber a vacina no município. “Estamos muito felizes com a chegada da vacina e mais ainda por sermos o primeiro asilo a ser imunizado em Duque de Caxias. Esses tempos de pandemia estão sendo muito difíceis para todos nós, o medo da doença é constante, mas graças a Deus não perdemos nenhum dos nossos residentes. Estamos recebendo um grande presente de Deus, que é a vacina, e somos muito gratos por isso!”, disse Natilde.

Segundo o cronograma do Plano Municipal de Vacinação da SMSDC, até o dia 26/01, deverão receber a primeira dose da vacina cerca de 485 idosos e 35 pessoas com deficiência, que vivem em instituições no município. Além do Lar de Idosos Getsêmani, outras nove instituições serão contempladas com a vacina em Duque de Caxias.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.