Prefeitura inicia reforma para reabertura do Hospital de Iguassú

Após um longo período fechado, a reabertura do Hospital de Iguassú está mais próxima de se tornar realidade. Erguida na década de 1930, a unidade estava sem funcionar desde 2009 e nesta segunda-feira (29) a Prefeitura de Nova Iguaçu deu início às obras para a reforma e ampliação.

Na última quarta-feira (24) foi publicada no Diário Oficial do município a homologação da licitação para a reforma do hospital que fica localizado no Centro da cidade. A obra terá um custo total de R$ 16 milhões, será realizada pela Fabmix Concretos Ltda, vencedora do certame, e tem um prazo de conclusão de oito meses.

“A reabertura do Hospital de Iguassú é um sonho antigo da população e um desejo nosso desde o primeiro dia de gestão. Apesar disso, primeiro foi necessário resolver problemas jurídicos que impediam este passo. Depois foi preciso fazer um projeto, que não é simples, para adequar a estrutura, que já tem 85 anos, de maneira que ela obedeça às exigências existentes para o funcionamento de um hospital”, explica o prefeito de Nova Iguaçu, Rogerio Lisboa.

Fotos: Raphael Bittencourt/PMNI

Para que o hospital possa ser reaberto, a Prefeitura de Nova Iguaçu terá que atender às normas estabelecidas pela resolução RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002 (dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde), e também NBR 9050, de 30 de junho de 2004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (estabelece critérios e parâmetros técnicos aplicáveis a projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade).

“A obra no Hospital de Iguassú irá desde a recuperação da parte elétrica e hidráulica até mesmo ao alargamento de portas, substituição de piso e criação de novas rampas de acessibilidade”, destacou o secretário municipal de Saúde, Manoel Barreto.

Recursos

O maior desafio agora é conseguir os recursos necessários para manutenção e custeio da unidade após a reabetura. Nova Iguaçu já vivencia uma situação financeira crítica para manter o pleno funcionamento do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), que recebe pacientes de diversos municípios da região. Os recursos oriundos do Governo Federal já não são suficientes para atender a demanda.

Além disso, o município deve ganhar nos próximos meses o hospital modular que está sendo construído no aeroclube e corre o risco de se transformar em um “elefante branco”. A unidade começou a ser construída com a promessa de realizar atendimento exclusivo para pacientes com covid-19 e, após a pandemia, ficaria como legado para a cidade. Até o momento, a Secretaria de Estado de Saúde não apresentou uma data para inauguração do hospital modular. A expectativa é de que essa unidade tenha gestão exclusiva do Governo do Estado, sem custo para o município.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.