Prefeitura leva vacinação antirrábica  para cães e gatos ao distrito de Xerém

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Superintendência de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses, estará com as equipes de vacinação antirrábica para cães e gatos, de quarta (28/07) a sexta-feira (30/07), em três localidades no Distrito de Xerém. A campanha, que conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, teve início em 17 de maio e já imunizou 16.892 mil animais no município, destes 13.295 são cães e 3.597 gatos.

Veja a programação e os endereços dos pontos de vacinação antirrábica, que acontece sempre das 9h às 12h:

* Quarta-Feira, 28/07

E. M. Castro Alves

Rua Maurícia Quadra 10 – Jardim Olimpo

* Quinta-Feira, 29/07

E. M. Embaixador Osvaldo Aranha

Rua Ernani Pinheiro, 2 – Xerém

* Sexta-Feira, 30/07

CIEP 338 – E. M. Célia Rabelo

R. Enéas Rias Frutuoso, s/n º – Xerém

Doença cruel

Os primeiros sintomas da raiva animal são a paralisação parcial dos músculos da garganta. O animal deixa de beber água, baba e tem o chamado latido botonal (um grave e um agudo). Em estágios mais avançados da doença, o bicho apresenta falta de coordenação motora e alteração da visão e da audição, o que provoca irritabilidade e fúria.

A raiva pode ser transmitida por cães, gatos e morcegos, através do contato com a secreção infectada. O mais comum é o contágio por mordida de cão ou arranhão de gato.

A transmissão da raiva ocorre por meio da saliva de animais infectados, principalmente por mordidas, mas também podem ocorrer via arranhões e lambidas desses animais.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.