Prefeitura renova parceria com Firjan para melhoria de acessibilidade nas calçadas de Duque de Caxias

O prefeito Wilson Reis assinou nesta terça-feira (24) a renovação do Programa de Calçada Acessível, desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Com a assinatura, a Firjan oferece gratuitamente para a prefeitura os seus profissionais e sua experiência para a padronização e a acessibilidade das calçadas na cidade. “A Firjan vai nos ajudar a melhorar ainda mais a qualidade de nossas calçadas, visando o bem-estar de todos os pedestres, que tenham ou não dificuldade de locomoção”, afirmou o prefeito.

De acordo com o especialista em desenvolvimento setorial da Firjan Luiz Gustavo Guimarães, Duque de Caxias já é uma referência n o estado do Rio em padronização de calçadas. “A cidade já tem um Manual de Calçadas Acessíveis, que demonstra à importância que vocês dão a acessibilidade nas calçadas, melhorando com isso a qualidade de vida da população. Inclusive o Manuel da cidade é um dos que usamos como referência para cidades do Rio de Janeiro que ainda não possuem o seu próprio”, disse Luiz Gustavo.

A parceria será estabelecida com a Secretaria Municipal de Urbanismo, para a capacitação de troca de informações com os profissionais do município. O foco na parceria será na atualização do manual, melhorando ainda mais a qualidade das calçadas, tanto das que já existem quanto a das que ainda serão feitas. “O nosso manual como referência, dá a linha para como as calçadas devem ser feitas, estabelece uma direção para todos que quiserem fazer uma calçada na cidade”, destacou o secretário de Urbanismo Leandro Guimarães.  A acessibilidade será o tema mais abordado, visando a melhoria da circulação nas ruas para idosos, grávidas e pessoas com mobilidade reduzida.

 As duas cidades já contam com um manual que orienta e normatiza a construção das calçadas por obras públicas ou particulares. No entanto, a renovação permitirá que esses documentos sejam atualizados e que um novo grupo de profissionais do Executivo Municipal, responsáveis pela elaboração de projetos e obras, sejam capacitados.

 O foco do trabalho é melhorar a qualidade das calçadas, com padronização e acessibilidade, principalmente, para idosos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência, visando à inclusão e a melhor qualidade de vida.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.