Procon fiscaliza lojas e encontram  slimes sem selo de certificação

Fiscais do Procon Estadual realizaram entre terça-feira e quinta-feira (08 a 10/10) ações de fiscalização da Operação Dia das Crianças. O objetivo foi vistoriar lojas de brinquedos, em função da data comemorativa. Os agentes estiveram em 35 estabelecimentos do Barra Shopping, Botafogo Praia Shopping, Rio Sul (Botafogo), Shopping Leblon Norte Shopping (Pilares), Via Parque (Barra da Tijuca), Nova América (Del Castilho), Shopping Tijuca, Caxias Shopping, Shopping Nova Iguaçu e Top Shopping (Nova Iguaçu).  Em 23 deles foram constadas irregularidades. Foram encontrados 314 recipientes de produtos para a confecção de slime que não tinham o selo do Inmetro nas filiais da Ri Happy do Shopping Nova América, do Shopping Nova Iguaçu e do Top Shopping. Na filial do Nova América parte dos produtos seria usada em uma oficina de slime na própria loja. O Procon-RJ notificou a Altezza Produtos Especiais, fabricante dos produtos, para prestar esclarecimentos sobre a segurança no seu uso. 

Fabricante de slime foi notificado por ausência do selo de certificação do Inmetro

Seguindo a orientação dos fiscais, os funcionários das filiais da  Ri Happy do Nova América e do Shopping Iguaçu recolheram todos os recipientes da Altezza que estavam sem certificação, que somente poderão ser utilizados na oficina se sua segurança for comprovada junto ao Procon Estadual. No Nova América, os recipientes eram de “Slime Rich Red Base Glitter” e “Slime Reverso Base Cleaning”.  Já na filial do Shopping Iguaçu os produtos da marca encontrados sem a certificação da empresa que foram recolhidos eram: “Base de Slime”, “Slime Eva”, “Base Slime Cleaming”, “Slime com Gliter”, “Base Neon”e “Base Incolor”. Na filial do Top Shopping foram recolhidos sem certificação recipientes de “Base Slime”, “Base Slime com Glitter”, “Slime Clear Base Incolor” e “Base para Clear Slime”. 

O cartaz da oficina de slime, que ocorre na filial do Nova América, informava que nela poderiam ser utilizados produtos não comercializados no estabelecimento. Porém, o fato é que todos os produtos utilizados se encontravam à venda por lá. Com isso, os fiscais determinaram que o cartaz fosse retirado. Na filial do Shopping Nova Iguaçu também havia produtos para confecção de slime de outra marca – Bang – que não tinham certificação do Inmetro: “Base Clear Slime” e “Base Incolor”. Eles também foram recolhidos por orientação dos fiscais do Procon. 

A fiscalização também encontrou mais produtos para confecção de slime sem certificação na Oficina de Slime Recrearte, no Shopping Iguaçu: uma cola slime transparente Iris, um tubo de liquigel verde Arcalor e um pote de corante amarelo neon Saramanil. Havia três potes de slime sem rótulos e sem certificação do Inmetro no Tempo do Recreio, loja localizada no Botafogo Praia Shopping. Já no Criança Mania, no Caxias Shopping (Rodovia Washington Luiz, 2.895), os fiscais encontram um outro produto – areia colorida “Motion Sand” – sem certificação. Ele estava aberto para o manuseio de crianças em uma área de recreação no estabelecimento. Os funcionários dos três estabelecimentos também seguiram as orientações dos fiscais e retiraram os potes da área de vendas até que fosse apresentado ao Procon-RJ a comprovação da segurança para venda e uso dos produtos. 

A irregularidade mais encontrada durante a fiscalização foi a ausência de preços em alguns produtos expostos à venda – ela ocorreu em doze estabelecimentos.  Em segundo lugar – cinco  ocorrências – ficou a presença de placa ou cartaz indicando que o estabelecimento não se responsabilizaria por objetos perdidos em seu interior, algo proibido pelas leis consumeristas. 

Ao todo, nove estabelecimentos não apresentaram irregularidades na fiscalização: PBKids, Criamigos, Barra Kids e Brink Center, no Barra Shopping (Av. das Américas, 4.666); Karen 338, no Via Park (Av. Ayrton Senna, 3.000 – Barra da Tijuca); Brink Center e Animasom, no Rio Sul; Brink Center, no Shopping Leblon; PBKids, no Norte Shopping e Kid’s Place, no Shopping Tijuca.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.