Queimados ganha espaço  alternativo de cultura

Muita música, arte urbana e uma deliciosa feijoada vai  temperar a inauguração do primeiro espaço alternativo de Cultura em Queimados, no próximo  domingo (9). A nova sede do ORIGENS (Grupo de Ação Social e Pesquisas Culturais). O evento começa às 11h, com entrada franca. O novo espaço fica na Av. Alcindo Bulhões Paes, 393, Centro, Queimados. 

A nova sede do ORIGENS, conta com um amplo espaço de quase 700m² em dois andares, compostos por 6 (seis) salas de aula com área aproximada de 20M² um auditório com capacidade para 80 pessoas sentadas, com palco fixo, 1 biblioteca, estúdio de vídeo, 3 salas de administração, cozinha, 5 banheiros e cantina. 

Para o idealizador do projeto, Fabrícius Caravana, o sentimento é de pertencimento. “Estamos diante de uma geração de jovens e adultos sem referências culturais. A arte e a cultura de raiz se perdem no meio do modismo que  passa e deixa um espaço vazio. É exatamente neste momento que o ORIGENS chega para resgatar as origens culturais do povo brasileiro, através da arte, cultura, vestimenta, comida, entre muitos outros fatores históricos”, ressalta. 

O espaço irá oferecer cursos livres em diversos seguimentos como: danças populares, folclóricas e regionais; ballet, jazz, instrumentos musicais de corda e percussão, artesanato, corte e costura, cabeleireiro, design gráfico, edição de vídeos e filmagem; fotografia; jornalismo comunitário em parceria com o estúdio de criação Minha Baixada, alem de curso para cuidador de idosos, massoterapia, oficinas de reciclagem, educação infantil e pré-alfabetização.

Também serão oferecidas oficinas de capoeira, música, dança, maquiagem, conscientização ambiental através da produção de instrumentos musicais e de artes oriundos de matérias usados e jogados em lixões ou coletados nas ruas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.