Queimados oferecerá ‘teste do olhinho’ em  todas as Unidades Municipais de Saúde

Ao nascer, um bebê ainda não sabe usar a visão. Da mesma forma que se aprende a andar e a falar, é preciso tempo para que o recém-nascido desenvolva o sistema visual e passe a enxergar. Para garantir que este sentido esteja normal, é feito o primeiro exame de vista, o Teste do Olhinho. Também conhecido como Teste do Reflexo Vermelho, o procedimento será implementado pela Prefeitura de Queimados, que nesta sexta-feira (13) anunciou a aquisição de 18 aparelhos oftalmoscópios.

 Em evento realizado no auditório do Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher, no bairro Fanchem, a Secretaria Municipal de Saúde reuniu cerca de 20 profissionais das Unidades Básicas da cidade a fim de orientá-los sobre a utilização dos novos equipamentos.

 De acordo com o secretário municipal de saúde, Osiris Melo, a previsão é de que o início dos exames aconteça em abril. “O teste do olhinho deve ser realizado ainda nas primeiras semanas de vida do recém-nascido ainda na maternidade, ou em sua primeira consulta pediátrica. Por isso, pretendemos inaugurar a nossa maternidade em abril e implementar o teste simultaneamente”, afirma o gestor.

 O exame é rápido, indolor e avalia o reflexo de luz que entra no olho do bebê, como explica o oftalmologista Dr. Francisco Senra. “Se for apontada alguma alteração, o paciente é encaminhado para exame oftalmológico especializado e podemos tratar no tempo certo, para que a visão se desenvolva normalmente”, declara o profissional.

 A Coordenadora do Programa de Atenção Integral a Saúde da Criança e do Adolescente, Sandra Regina, destaca a importância de realizar o procedimento para identificar possíveis problemas de visão o mais cedo possível. “Muitas crianças só são levadas ao oftalmologista quando manifestam dificuldade de enxergar, porém o teste permite a identificação de uma série de distúrbios nos olhos, como catarata, glaucoma congênito, inflamações e tumores intraoculares e até mesmo o retinoblastoma, um tipo de câncer raro que afeta o olho por dentro e pode ser fatal”, conclui a enfermeira.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.