Queimados vai ganhar escola técnica

A tão sonhada qualificação profissional está mais próxima de se tornar realidade para o morador do bairro Paraíso, Diego Ribeiro, 16 anos. Matriculado no 1º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino, o queimadense já está ansioso para se tornar um dos dois mil alunos dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação que serão oferecidos pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) na cidade.

As novas oportunidades foram anunciadas nesta segunda-feira (17) pelo Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Leonardo Rodrigues, em evento realizado na futura sede das instituições: o CIEP 023 – Jesus Soares Pereira, no bairro Fanchem. Além do representante do governo estadual, participaram do encontro o deputado Estadual Max Lemos, o prefeito da cidade, Carlos Vilela, o Secretário Municipal de Educação, Lenine Lemos, e demais autoridades municipais.

Assim como diversos jovens do município, Diego aguarda ansioso a chance de voltar ao local, desta vez como aluno: “Será uma excelente oportunidade fazer o curso técnico em mecânica e assim que a escola inaugurar vou correr para me matricular. Essa notícia veio em um bom momento e quero agradecer todas as autoridades envolvidas nesta obra”, afirmou o jovem, acompanhado da mãe Cláudia dos Santos.

O espaço – que também sediará um polo do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) – receberá um investimento de aproximadamente R$4,5 milhões do Governo Estadual por meio da lei nº 8392/19. O montante será destinado às obras de reforma e ao mobiliário da unidade. A expectativa, de acordo com o Secretário de Ciência e Tecnologia, Leonardo Rodrigues, é de que a unidade seja entregue totalmente equipada à população ainda este ano.

“Nosso objetivo é qualificar a população queimadense para que ela seja inserida no mercado de trabalho da própria cidade. Inclusive faremos um trabalho de pesquisa para identificar as demandas de mão de obra junto ao Distrito Industrial. O mais importante é que o município desfrute desse investimento e não precise se deslocar para outra localidade a fim de estudar. O prazo estipulado para entrega é de seis meses, segundo a empresa vencedora da licitação”, frisou o Secretário de Estado, que prevê o início das atividades já em 2021.

Ao lado do deputado estadual Max Lemos, o prefeito Carlos Vilela ressaltou a importância do equipamento na cidade. “Nossa gestão investiu cerca de 29% dos recursos públicos na educação básica. Isso mostres nossa preocupação com o tema. O lançamento das obras de uma grande unidade de ensino em nossa cidade me deixa muito feliz. Quem ganha é a população, pois daqui os nossos moradores já sairão qualificados para ingressar no mercado de trabalho”, afirmou o gestor.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Lenine Lemos, a implantação da escola técnica é um sonho antigo da cidade. “Hoje estamos realizando mais um objetivo que é iniciar as obras e entregar em breve mais uma unidade do ensino. Nossa preocupação sempre foi com o futuro das nossas crianças, afinal eles saem do Ensino Fundamental planejando sua carreira profissional. No 9º ano formamos cerca de 900 alunos e essa novidade vai facilitar a busca pelo primeiro emprego”, aponta o professor.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.