Repescagem de vacinação antirrábica imuniza 130 cães e gatos em Mesquita

Manter o ciclo vacinal do animal de estimação em dia é importante. Por isso, na última quinta-feira, dia 12, Mesquita realizou uma repescagem de vacinação antirrábica para cães e gatos que não foram imunizados na última Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Animal. A ação aconteceu na Praça João Luís do Nascimento, a Praça da Telemar, que fica no Centro do município, e imunizou 90 cachorros e 40 gatos.  

A ação foi organizada pelo Departamento de Vigilância Ambiental e Zoonoses. Com um total de 130 animais vacinados, Eduarda Falcão, Médica Veterinária da Prefeitura de Mesquita, acredita que é essa a melhor forma de garantir a proteção do animal. 

“É fundamental que o tutor vacine seu cão ou gato e ajude a prevenir o contágio e a transmissão da doença. A raiva é uma infecção viral aguda e é contraída através da saliva de outros animais infectados. Quando transmitido, o vírus ataca o sistema nervoso central, causando graves problemas de inflamação no cérebro, que pode evoluir de forma bem rápida”, explica a profissional. Ela ainda ressalta que recomenda a vacinação para o animal já a partir dos 4 meses.

Quem não perdeu a oportunidade de vacinar seus cães foi o morador Jorge Correia, que levou Max e Leão para garantir a proteção. “Acho muito importante proteger nossos animais de estimação. Vacinando, evitamos problemas futuros. Além de ser uma forma de amor e carinho, já que eles são parte da família e como crianças para nós”, ele conta.

Periodicamente, a Prefeitura de Mesquita realiza campanhas de vacinação. “Seguimos a recomendação de aplicação de uma dose de vacina a cada 12 meses para cães e gatos domésticos. Incluindo, também, os períodos de repescagem para os que não conseguiram colocar a vacina do animal em dia. É uma forma de cuidado e, por isso, estamos sempre conscientizando a população dessa responsabilidade”, explica Célio Brito, gerente de Risco Biológico e Zoonoses do Departamento de Vigilância Ambiental e Zoonoses.

Próxima agenda A próxima agenda de repescagem de vacinação antirrábica já tem data. Dessa vez, será nesta terça-feira, dia 17 de maio, no Conjunto Tetracampeão, que fica no Cosmorama.   

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.