Rio ganha reforço de 375  novos policiais militares

Amanhã (8), será realizada a cerimônia de formatura de 375 novos policiais militares que, depois de 12 meses de curso intensivo no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), estarão capacitados a reforçar o policiamento nas ruas. Os novos policiais serão distribuídos para as unidades operacionais com maior déficit de efetivo e maior incidência criminal.

“A recomposição de recursos humanos e materiais na Corporação segue critério estritamente técnico. Avaliamos as necessidades de cada unidade operacional e a incidência criminal nas áreas onde atuam”, explica o secretário de Estado de Polícia Militar, comandante-geral Rogério Figueredo de Lacerda. Os recém-formados passarão a compor de imediato o efetivo de batalhões da Região Metropolitana. Outros 1.200 alunos estão em processo de formação no CFAP com previsão de concluir o curso ao longo do ano que vem.

Os novos PMs estão entrando em vagas abertas pela aposentadoria ou exoneração de outros policiais. Em respeito ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), novos servidores só podem ser contratados em caso de vacância. A turma que será diplomada às 9h desta sexta-feira receberá o nome de “Soldado PM Felipe Santos Mesquita”. Trata-se de uma homenagem ao policial militar que morreu em combate durante confronto com criminosos da Comunidade da Rocinha, em março de 2018.

Assim como outros 390 policiais formados este ano, os integrantes da turma Soldado Felipe, além de cumprir a grade curricular convencional, tiveram dois treinamentos adicionais – porte velado de armas para atuar com mais segurança nos dias de folga e capacitação de tomada de decisão com uso de simulador em ambiente virtual.

Contudo, o Comandante do CFAP, coronel Marcelo Teixeira, destaca um módulo inédito cumprido por essa nova turma e que passará a ser adotado nos próximos cursos: treinamento prático nas ruas do bairro de Sulacap sob observação a distância pelos instrutores do CFAP.

“Esse treinamento, realizado já no final do processo de formação, permite que o aluno pratique todas as rotinas que encontrará no batalhão, como, por exemplo, apanhar a arma na RUMB (Reserva Única de Material Bélico) da unidade, preencher papeletas e conduzir ocorrências para delegacia da área”, explica o coronel Teixeira.A experiência foi um sucesso. Além de habilitar mais rapidamente o policial a iniciar seu trabalho na unidade para onde for distribuído, a ronda real exercida pelos alunos no final do curso contribuiu para reforçar a segurança do bairro.

“A comunidade local chegou a estender uma faixa de agradecimento aos alunos e ao CFAP pela iniciativa”, contou ainda o coronel Marcelo Teixeira. Durante esse trabalho prático, os formandos conduziram 26 ocorrências para 33ª DP (Realengo), entre as quais tráfico de drogas, porte ilegal de arma e recuperação de veículos roubados.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.