Rock in Rio começa  na próxima sexta-feira

O festival de música mais esperado do ano, o Rock in Rio, que acontece entre os dias 27 e 29 deste mês e entre 3 e 6 de outubro, no Parque Olímpico, vai receber 700 mil pessoas, sendo 450 mil turistas. O evento, promovido pela oitava vez na Cidade Maravilhosa, deve injetar na economia fluminense 1,7 bilhão, segundo dados fornecidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).O Governo do Estado estará presente no maior festival de música e entretenimento do mundo com serviços que serão oferecidos por diversas pastas e órgãos estaduais. Confira!

Turismo e Cultura

As secretarias de Turismo e Cultura irão dividir espaço em um grande estande do Governo do Estado. Nele, o público será convidado a fazer fotos no chroma key e vai poder escolher imagens de fundo que representam cenários turísticos ou locais culturais do Estado do RJ. Os participantes terão suas fotos impressas para levar de recordação e também poderão publicá-las nas redes sociais, ampliando a visibilidade da ação. 

O mesmo espaço abrigará um ponto de informação de acesso ao site do TurisRock, projeto da Secretaria de Turismo que tem como objetivo estimular o público do Rock in Rio 2019 a visitar outros destinos turísticos do Estado, além da Capital, por meio de um desconto de 30% válido nos 172 estabelecimentos hoteleiros participantes da promoção. Cento e setenta e dois hotéis já aderiram à campanha em 25 municípios do interior. 

 Operação Lei Seca

O estande do Governo do Rio também contará com a participação de agentes da Operação Lei Seca, programa desenvolvido pela Secretaria de Governo e Relações Institucionais. Eles farão atividades de educação e conscientização, através de um circuito simulador de alteração da capacidade psicomotora. Os agentes da Lei Seca que são cadeirantes (vítimas de acidentes provocados por álcool e direção) vão conversar com os participantes do circuito para refletirem sobre os riscos do consumo abusivo do álcool e outras drogas no trânsito na condução de veículos e mesmo como pedestre.

Detran

Agentes de Educação no Trânsito vão interagir com o público presente no estande, convidando-o a participar de um game interativo. Todos receberão previamente as instruções sobre o conteúdo educativo e a real importância das imagens e mensagens que serão apresentadas. Com forte apelo visual e tecnologia, o jogo permitirá que sejam feitas combinações, baseadas em situações do cotidiano das ruas, como acidentes e situações inesperadas, muitas vezes decorridas do som de celulares, inapropriados para sua utilização em trânsito. O jogo será uma junção de uma estação personalizada, óculos VR e headphone, que criam uma sensação de imersão para o usuário.

Procon

O Procon Estadual, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento, vai realizar plantão no local, das 14h às 22h, no primeiro dia do festival. Já nos demais dias, as demandas serão atendidas a distância através do telefone, aplicativo Procon RJ e por e-mail. Os fiscais vão ficar de sobreaviso para comparecimento no local em caso de necessidade.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros atuará no entorno do evento. Serão mais de 200 militares e diversas viaturas. Parte dos recursos humanos e materiais ficarão baseados nas proximidades da Cidade do Rock. Haverá, ainda, a participação da corporação no staff do Centro Integrado de Comando e Controle móvel onde atuam outras agências de maneira integrada.Ainda em apoio à operação, equipes dedicadas exclusivamente ao evento ficarão baseadas nas dependências do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS-Barra). Em caso de necessidade, outras unidades operacionais poderão ser acionadas. 

Polícia Militar

A Secretaria de Polícia Militar montou um planejamento especial, mobilizando 469 policiais e 92 viaturas por dia para atuar nas imediações da Cidade do Rock, nos corredores de acesso e locais de concentração de público. Nos sete dias do evento haverá reforço no policiamento nos principais eixos de acesso à Cidade do Rock, terminais rodoviários da Região Metropolitana, estações do metrô, do BRT e de outros modais de transporte. Haverá também policiamento especial no entorno de hotéis das Zonas Sul e Oeste que hospedarão artistas e delegações que estarão na cidade para participar do evento. 

Planejado pela Subsecretaria de Gestão Operacional da PM, a coordenação do policiamento ficará a cargo do 31º BPM (Barra da Tijuca e Recreio), que receberá reforço de policiais militares de unidades operacionais da capital, Baixada Fluminense e do interior do estado, como também das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). No local do evento, será instalado um Centro Integrado de Comando e Controle Móvel. A segurança interna caberá a uma empresa privada contratada pelos organizadores do festival.

Polícia Civil

Um posto avançado da 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes) será instalado pela Secretaria de Polícia Civil na Cidade do Rock,  onde funcionará também um Juizado Especial do Torcedor e Grandes Eventos (JETGE).  Agentes com fluência em língua estrangeira também foram escalados para atender ao público e equipes da Polinter estarão reforçadas para possível condução de presos.

A Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT) terá efetivo maior no período e a Delegacia do Consumidor (DECON) atuará na repressão a ingressos falsificados e vendas ilegais.A Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) terá equipes de prontidão, inclusive com agentes do Esquadrão Antibombas, para eventual verificação de artefatos explosivos, e a Coordenadoria de Fiscalização de Armas e Explosivos (CFAE) vai fiscalizar a queima de fogos de artifício no interior do festival.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.