Sarampo: vacinação móvel estaciona  em quatro pontos do Rio de Janeiro

Para cumprir a meta de vacinar três milhões de pessoas entre 6 meses e 59 anos contra o sarampo, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) está rodando o estado com sua vacinação itinerante. Esta semana, entre 03 e 06 de março, será a vez de Arraial do Cabo, Niterói, São João de Meriti e Rio de Janeiro (Ceasa) ganharem um reforço na imunização da população.

Na capital, numa parceria com a Secretaria de Estado de Transportes e a Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais do Estado do Rio de Janeiro (CODERTE), há ainda pontos fixos até o fim da campanha “RJ contra o Sarampo” em estações ou terminais de transporte, além do Hemorio e Iaserj Maracanã.

Até o momento, pouco mais de 400 mil pessoas foram vacinadas contra o sarampo nos postos municipais. A meta da secretaria é imunizar três milhões de pessoas no estado. Em 2020, foram confirmados 195 casos de sarampo nos municípios de Armação de Búzios (1), Barra do Piraí (1), Belford Roxo (13), Duque de Caxias (34), Maricá (1), Mesquita (2), Nilópolis (4), Niterói (21), Nova Friburgo (9), Nova Iguaçu (25), Paty do Alferes (1), Petrópolis (3), Queimados (2), Rio Bonito (2), Rio de Janeiro (54), São João de Meriti (16) e Teresópolis (6). No ano passado, foram registrados 457 casos da doença.

O secretário de estado de Saúde reforça que a vacina é a única forma de proteção e que a população não pode desviar o foco por conta da chegada do coronavírus no país. “Não temos nenhum caso de coronavírus confirmado no estado. No entanto, sarampo vem crescendo. Já estamos nos aproximando de 200 casos. Desde agosto, tenho reforçado a importância da vacinação. Estamos pedindo que as pessoas não deixem para depois. A vacinação é o que vai fazer a diferença para conter os números de casos”, alerta.

PONTOS DE VACINAÇÃO:

Arraial do Cabo (08h às 14h)

03-06/03: Praça Castelo Branco

Niterói (08h às 14h)

Rua Visconde de Rio Branco, sentindo Plazza, entre as estações das Barcas e o Shopping BayMarket

São João de Meriti (08h às 14h)

03/03: Praça Matriz – Praça Getúlio Vargas, Centro

04/03: Rua Jardim Botânico em frente ao número 85. Praça do Jardim Botânico

05/03: Parque Araruama: Avenida Dionísio Rocha 206, praça.

06/03: Jardim Metrópole. Avenida do Comércio, próximo ao número 45, Jardim Metrópole

Ceasa (07h às 12h)

900 Avenida Brasil nº 19.001 – Irajá

Pontos Fixos

Barcas (Praça XV) – (08h às 14h)

Rodoviária (Terminal Novo Rio) – (08h às 14h)

Metrô (Estação Carioca -) (08h às 14h)

Aeroporto Santos Dumont – (08h às 14h)

Biblioteca Parque – (10h às 14h)

Iaserj Maracanã – (08h às 16h)

Sobre a doença

O sarampo é transmitido por meio da fala, da tosse e do espirro. Os principais sintomas são mal-estar geral, febre, manchas vermelhas que aparecem no rosto e vão descendo por todo o corpo, tosse, coriza e conjuntivite. A vacina é fornecida pelo Ministério da Saúde e está disponível gratuitamente nos postos de saúde municipais durante todo o ano, conforme prevê o calendário nacional de imunização.

Contraindicações

Pessoas com suspeita de sarampo, imunocomprometidas, gestantes e crianças com menos de seis meses não devem receber a vacina. Alérgicos à proteínas do leite de vaca devem informar a condição ao profissional de saúde no posto de vacinação para que recebam a dose feita sem esse componente.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.