Secretaria de Estado de Fazenda do Rio  realiza operações para fiscalizar cargas

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) realizou duas operações para fiscalizar cargas nas estradas fluminenses. Nesta quinta-feira (16), a Operação Volante Integrada II foi realizada com o apoio de agentes da Operação Barreira Fiscal, da Secretaria de Estado de Governo. Foi verificada a documentação dos caminhões que passaram por estradas dos municípios de Campos, Itaperuna e Levy Gasparian. Os Auditores Fiscais da Receita Estadual que participaram da operação usaram máscaras fornecidas pela Sefaz-RJ para que pudessem executar o trabalho mais protegidos contra o novo coronavírus.

As principais irregularidades encontradas foram notas fiscais irregulares e com ausência de documentos exigidos por lei, como o que indica o recolhimento do ICMS pago por meio da substituição tributária, sistema pelo qual um único setor é responsável pelo pagamento do imposto de toda uma cadeia produtiva.

Já no último dia 7, a Sefaz-RJ e a Polícia Rodoviária Federal realizaram a Operação Sóbrios IV, que resultou na apreensão de um caminhão com 1.500 caixas de cerveja com nota fiscal irregular na rodovia BR-101, altura de Rio Bonito. Os Auditores Fiscais constataram que o destinatário que constava na nota não existia.

“Este é um momento em que precisamos intensificar ainda mais a fiscalização para garantir ao estado os recursos necessários para enfrentar os grandes desafios que se apresentam, especialmente na Saúde”, afirmou o superintendente de Fiscalização da Sefaz-RJ, Rodrigo Aguieiras.

Com as operações Volante Integrada II e Sóbrios IV, a Receita Estadual realizou 24 ações de combate à sonegação e promoção da educação fiscal este ano.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.