A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio (Sefaz-RJ) realizou, na última sexta-feira (01/11), a Operação Pulmão Limpo, com o objetivo de fiscalizar o ramo de cigarros. Os Auditores Fiscais da Receita Estadual (AFREs) foram a três endereços ligados a um contribuinte do setor, todos em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A ação contou com o apoio da Polícia Militar e da Operação Barreira Fiscal, da Secretaria de Estado de Governo.

 No estabelecimento onde funcionava a fábrica de cigarros, os Auditores abordaram um caminhão que transportava insumos para a fabricação de cigarros sem nota fiscal. O veículo foi apreendido e encaminhado para o Posto Fiscal de Nhangapi. Também foram encontrados um depósito de insumos sem Inscrição Estadual e um estabelecimento em um endereço diferente do cadastrado na Sefaz-RJ.

 “O setor de cigarros é um dos que tem o maior volume de sonegação tributária e falsificação. Em todos os locais fiscalizados nesta operação foi realizada uma contagem integral do estoque de mercadorias para posteriores verificações fiscais”, afirmou Rodrigo Aguieiras, Superintendente de Fiscalização da Sefaz-RJ.

 Com a Operação Pulmão Limpo, chega a 45 o número de ações de combate à sonegação de impostos e promoção da educação fiscal realizadas em 2019 pela Secretaria de Fazenda.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.