Secretaria de Saúde de Meriti promove  palestra sobre o câncer de mama

Neste período do ano o mundo celebra o Outubro Rosa, data de conscientização e combate ao câncer de mama, doença que atinge 29% das mulheres com câncer no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.

Para promover a ação, a Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta quarta-feira (14) uma palestra sobre o tema. O bate-papo aconteceu no Posto de Saúde da Vila São João, no bairro de mesmo nome, e foi ministrada pelo médicos mastologistas Dra. Christina Fidalgo e Dr. Benedito Firmino, além da fisioterapeuta pélvica Cátia Ferreira, especialista em uroginecologia.

Questões como prevenção, tratamento inicial, mamografia anual, autoexame e até câncer de mama nos homens foram alguns do temas abordados pelos palestrantes.

Abrindo o evento, a Dra. Christina explicou para os pacientes que o município oferece os meios necessários para que as pessoas sejam tratadas: “Queremos chamar a atenção das pessoas para a prevenção do câncer de mama, a paciente deve procurar o ginecologista que vai solicitar os exames, dependendo do resultado deles, a pessoa é encaminhada à mastologia para dar prosseguimento ao tratamento”, relatou.

Dr. Benedito aproveitou a atenção do público para alertar que os homens também podem ter câncer de mama e que o tratamento é exatamente o mesmo. O médico destacou ainda a importância do autoexame como forma de prevenção, mas deixou claro que a pessoa, ainda que não tenha notado nenhum sinal, não deve deixar de realizar a mamografia anualmente, conforme recomenda a Sociedade Brasileira de Mastologia.

Já a fisioterapeuta Cátia, alertou para o fato de que mulheres que tiveram câncer de mama podem apresentar problemas urinários, especialmente as que passaram por quimioterapia. Nesse sentido, a incontinência urinária pode trazer grandes transtornos, como depressão e o isolamento social, daí a necessidade da fisioterapia pélvica.

A paciente Rosimere Martins (56) já é acompanhada pela equipe e contou que palestras como essas são importantes para a população: “Precisamos disso, desse apoio. As pessoas ficam muito vulneráveis nessa situação e o apoio deles é fundamental”, afirmou.

O câncer é uma doença silenciosa, mas que tem cura, principalmente se diagnosticado precocemente, como diz a estampa da camisa que o Dr. Benedito usou na palestra, “Quem procura acha, quem acha cura!”.

Não deixe sua saúde de lado, vá ao médico regularmente, busque atendimento na unidade de saúde próxima a sua casa.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.