Secretaria do Ambiente começa a limpeza de rio e canal em Itaguaí

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade deu início nesta segunda-feira (25) a serviços de limpeza e desassoreamento de trecho de 2,4 km do Rio Trapiche e de 1,2 km do Canal do Sangue, localizados em Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio. A expectativa é retirar dos dois cerca de 62 mil metros cúbicos de sedimentos para destinação ambiental adequada. Trata-se uma ação do Programa Limpa Rio, cujo objetivo é melhor o escoamento de corpos hídricos, de forma a minimizar as inundações decorrentes de transbordamentos.

 “Esses dois córregos que deságuam no mar estão com muita carga material de gigogas, o que obstrui de uma forma excessiva o escoamento da água. Isso faz com o que o Centro da cidade sofra com alagamentos constantes, por isso, é tão importante esse trabalho da Secretaria do Ambiente e do Inea em parceria com a cidade de Itaguaí”, afirmou o secretário Thiago Pampolha.

 Em 2020, a Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) retiraram 1 milhão e 198 mil metros cúbicos de sedimentos de 79 rios e canais localizados em 20 cidades fluminenses

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.