Sede da Alerj ganha reproduções de pinturas de Di Cavalcanti

Reproduções das obras “Gente da Ilha” (1963) e “Brasil em Quatro Fases” (1965) do pintor modernista Di Cavalcanti estão em exibição, a partir desta quinta-feira (30/06), na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no Centro do Rio. A iniciativa faz parte do Projeto Arte Alerj, uma parceria do Parlamento fluminense e da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj). Estas são as primeiras réplicas de uma série de telas, cujos originais fazem parte do acervo do extinto Banerj, a serem incorporadas à ambientação do Edifício Lúcio Costa, antiga sede do banco.

A Alerj aprovou, nesta quinta-feira (30/06), o Projeto de Resolução 1.392/20, de autoria original do presidente, deputado André Ceciliano (PT), que concede a Medalha Tiradentes Post-Mortem ao pintor – Essa é a maior honraria concedida pelo Parlamento fluminense. A medida será promulgada e publicada no Diário Oficial dos próximos dias.

“Há muitas formas de representar o povo. A arte é uma das mais belas. O Edfício Lucio Costa vai exibir algumas das 700 obras do Acervo Funarj/Coleção Banerj, humanizando e dando um colorido ao ambiente do prédio”, disse o presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT).

As obras originais estão expostas no Museu do Ingá, em Niterói. Segundo o coordenador de Museus da Funarj, Douglas Fasolato, as telas do artista já instaladas no prédio representam os cenários populares do país. “Uma traz o cotidiano da Ilha de Paquetá e outra, o Brasil nos seus mais variados aspectos, desde a chegada dos colonizadores até o período da industrialização no século XX. O Di Cavalcanti tem esse papel fundamental de representar os brasileiros como um todo de sua arte, um legado muito importante”, explicou.

Presente na inauguração, o presidente da Comissão de Cultura da Casa, deputado Eliomar Coelho (PSB), ressaltou a importância do artista no movimento modernista. “Esse momento não poderia ser mais oportuno, porque esse é o ano que completa Cem anos da Semana de Arte Moderna. A semana trouxe, exatamente, para este Brasil o nome de Di Cavalcanti, que começou como ilustrador e que, por muito tempo, foi invisibilizado devido a sua afrodescendência e por ilustrar temas tão populares e importantes”, comentou.

O subdiretor de Cultura da Alerj, Nelson Freitas, destacou a importância dessa mostra permanente, em parceria com a Funarj. “O Projeto Arte Alerj foi iniciado com essas duas obras, mas, em breve, outra virão compor a exposição. Essas pinturas são uma representação do que foi o Banerj, e a proposta da Alerj é preservar e disponibilizar ao público essa memória”, disse.

 Também estiveram presentes os deputados Gustavo Schmidt (Avante), Renato Zaca (PL), Mônica Francisco (PSol), Luiz Paulo (PSD), Waldeck Carneiro (PSB), Dionísio Lins (PP), Tia Ju (REP), Renan Ferreirinha (PSD) e Dionísio Lins (PP).

Di Cavalcanti

Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque, conhecido como Di Cavalcanti, foi um dos maiores ícones do movimento modernista da década de 1920. Além de pintor, ele foi desenhista, ilustrador, cartunista, caricaturista, muralista, cenógrafo, escritor, jornalista, poeta e doutor honoris causa pela Universidade Federal da Bahia. Apesar da influência cubista e surrealista, foi um dos mais típicos pintores brasileiros pela representação dos temas populares, como o carnaval, as mulatas, o samba, as favelas e os operários.

FOTO Thiago Lontra

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.