Nesta sexta-feira (27) o Detran promoverá a segunda edição do Dia D com atendimento exclusivo para Pessoas com Deficiência (PCDs). Nesse dia os PCDs poderão fazer a identificação civil sem agendamento, além de se inscreverem para as 100 vagas do curso Cidadania Sobre Rodas, que dá aulas gratuitas de direção para a obtenção da CNH. Também será oferecido de graça o curso Oficina Sob Medida especial para deficientes auditivos, que ensina noções básicas de mecânica e elétrica dos automóveis.

A Identificação Civil poderá ser feita em 128 postos do Detran, espalhados pelo Estado do Rio. E quem quiser se candidatar ao curso gratuito de direção, deve fazer a inscrição numa das 18 unidades de atendimento. Na primeira edição do Dia D especial para PCDs, realizada em 27 de junho passado, mais de 260 cidadãos foram atendidos pelo Detran.

A aula Oficina Sob Medida com edição especial para deficientes auditivos, acontecerá hoje (27), na Escola Pública de Trânsito, localizada na Avenida Mem de Sá, 163, Lapa, Centro do Rio, das 9h às 12h. Os interessados no Oficina sob Medida já podem se inscrever na área da Educação, disponível no site do Detran (www.detran.rj.gov.br). Quarenta vagas estão disponíveis. Para realizar o curso, o candidato não pode estar com a sua carteira nacional de habilitação (CNH) suspensa, cassada ou fora da validade.

“O Detran.RJ está se esforçando para dar o melhor atendimento para os PCDs que precisam utilizar os serviços do departamento. Como a primeira edição do Dia D foi um sucesso, tenho certeza que vamos conseguir novamente auxiliar mais pessoas com deficiência”, destacou o presidente do Detran, Marcelo Bertolucci.

Para fazer a Identificação Civil no Dia D é preciso apresentar laudo médico original, com CID (Código Internacional de Doenças) indicando qual a deficiência, além de original e cópia da certidão de nascimento. Caso seja menor de idade, é necessário também levar original e cópia da identidade do pai, mãe ou de um de um responsável legal.

Já os candidatos ao curso de direção Cidadania Sobre Rodas precisam levar original e cópia da Cédula de Identidade; original e cópia do CPF; original e cópia do comprovante de residência ou domicílio no Estado do Rio de Janeiro (conta de água, luz ou telefone) – caso não possa apresentar a referida documentação, o candidato deverá preencher a Declaração de Residência fornecida pelo Detran no ato de abertura do processo administrativo – e laudo médico recente contendo a CID e especificando tipo e grau da deficiência.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.