Semana da Saúde realiza mais uma edição no Centro do Rio

A Semana da Saúde está de volta ao Centro do Rio para sua 11ª edição. O evento, uma das maiores ações de saúde pública do estado, será realizado nos próximos dias 23, 24 e 25,  das 8h às 16h, no Largo da Carioca. Estão previstos cerca de 10 mil atendimentos à população durante os três dias de evento. Por dia, serão 700 senhas para exames de urologia e teste de PSA, mil vagas para aferição de pressão e teste de glicose, 300 para testes rápidos de detecção de Covid-19. Também serão realizados diariamente cem testes rápidos de hepatite B e C, sífilis e HIV, outros cem exames de alergia e de função pulmonar, além de cem atendimentos clínicos dermatológicos para avaliação de hanseníase. Haverá ainda vacinação contra a Covid-19. As senhas começarão a ser distribuídas às 7h, e o número de atendimentos será limitado às senhas. É importante levar um documento de identidade.

“Em 2020, a pandemia não permitiu que realizássemos a tradicional Semana da Saúde no Centro do Rio. Mas estamos muito felizes por voltar a promover esta, que é uma das maiores ações de saúde pública realizadas ao ar livre no estado. Queremos chamar a atenção da população para a importância dos cuidados com a saúde, a prevenção e a doação de sangue”, disse o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Quem passar pelo local também pode ajudar a salvar vidas, doando sangue no estande do Hemorio ou recebendo orientações sobre como ser um doador de órgãos, no estande do Programa Estadual de Transplantes (PET).  As pessoas que ainda não se vacinaram contra Covid-19 também podem aproveitar o evento para receber a imunização. Estarão disponíveis a primeira e segunda doses da vacina, assim como a dose de reforço para maiores de 18 anos. 

Além dos atendimentos, o evento contará com palestras sobre saúde do homem, doação de sangue e de órgãos, entre outros assuntos. Também serão realizadas apresentações culturais, como concertos e dança.  A ação segue todas as medidas sanitárias de controle à pandemia da Covid-19.

Doação de sangue – O Hemorio terá um posto de coleta de sangue montado durante os três dias de evento. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais e devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Saúde do homem – Para marcar o Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer da próstata, a ação contará com uma estrutura dedicada à Saúde do Homem, na qual os visitantes participarão de palestras e poderão passar por consulta com especialista e exames de PSA para investigação de tumores na próstata. Para realizar o atendimento, é preciso ter mais de 50 anos ou histórico de casos de câncer de próstata na família.

Vacinação – Quem ainda não se vacinou contra Covid-19 poderá aproveitar o evento para receber a imunização. Estarão disponíveis a primeira e segunda dose para pessoas com 12 anos ou mais. Também será possível receber a dose de reforço aquelas pessoas que tenham 18 anos ou mais e cinco meses que receberam a segunda dose. 

Cuidados com a Covid-19 – No interior do evento, será obrigatório o uso de máscara de proteção individual tanto nos espaços fechados quanto nos espaços abertos. Além disso, foram instalados totens com álcool em gel na área externa do evento. Uma equipe ficará circulando pela praça para dar informações, distribuir máscaras de proteção e borrifar álcool nas mãos das pessoas presentes no local.

Parceria – A ação é uma parceria entre a SES e TV Band e a BandNews e conta ainda com o apoio das Drogarias Venancio, Hemorio, Medlevenshon, Cruz Vermelha, Brasil Sem Alergia, Grupo Rão, Claro e Águas do Rio.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.