Tomógrafo móvel estará  em Magé até sexta-feira
A meta é de 300 exames de imagem, sendo 60 por dia
Eliton Fernando

O Tomógrafo Móvel do Governo do Estado chegou na Praça 7 de Setembro, em Piabetá. Até a próxima sexta-feira (20), os moradores da cidade que tem encaminhamento médico estão realizando os exames de imagem das 8h às 17h.

A costureira Marlene Castro aproveitou a oportunidade e fez o exame na coluna. “Achei uma coisa muito boa esse tomógrafo aqui em Magé. Foi muito bem organizado, fiz o exame rapidinho. Cheguei cedo e garanti meu exame. Foi muito bom, porque muita gente não pode pagar por uma tomografia. Quem estiver precisando é só aproveitar como eu”, explicou a moradora do Rio do Ouro.

O Darcileno de Almeida, morador do Parque Caçula, agradeceu ao Governo do Estado e a Prefeitura de Magé pelo tomógrafo na cidade. 

“Esse tomógrafo em Magé é muito importante para nós moradores, porque esse exame é bem caro e como não tenho condições de pagar estou aproveitando essa oportunidade. Não só eu, mas as outras pessoas que também precisam. Valeu super a pena ter vindo fazer meu exame. Quero agradecer a todos que trouxeram esse tomógrafo para nossa cidade”, agradeceu Darcileno.

A unidade móvel em Magé é resultado da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Magé, por meio da indicação parlamentar n°765/2019 do gabinete do deputado estadual Vandro Família, através das Secretarias municipal e estadual de Saúde está atendendo a demanda de exames de imagem, como a tomografia, diminuindo as filas de espera e agilizando o atendimento dos pacientes.

“Quero agradecer ao nosso governador Wilson Witzel que tem feito um trabalho de primeira linha no Estado e tem olhado para Magé com muito carinho.  A gente fica feliz, porque pela primeira vez na história do município, conseguimos união do governo do estado com o governo municipal. Estamos na mesma direção para atender quem precisa”, falou Vandro Família.

“O tomógrafo móvel veio para suprir nossas filas de tomografia. A demanda é livre, é só o cidadão chegar na unidade com o encaminhamento médico, cartão do SUS, RG e comprovante de residência. Estamos fazendo 60 exames por dia e contamos com a população mageense”, explicou a secretária de Saúde de Magé, Carine Tavares.

O tomógrafo realiza todos os exames de tomografia, com exceção do exame de coração. Em alguns casos, é comum o preparo com um jejum de seis horas, conforme explica Vania Fraga, técnica de enfermagem da unidade móvel.

“Nós pedimos para que todos os pacientes venham em jejum de seis horas, porque no ato de exame, se a médica verificar necessidade do contraste, que é à base de iodo, o paciente precisa estar em jejum. Nossa orientação é que todos venham em jejum, caso haja necessidade”, orienta a enfermeira.

Os exames ficam prontos em 15 dias úteis e estarão disponíveis na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Pio XII, nº 35 – Centro.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.