Vacinação contra o sarampo segue nas  unidades de saúde de Duque de Caxias

Com o objetivo de interromper a circulação do vírus e bloquear a incidência de casos de sarampo no município, a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), segue com a aplicação da vacina contra o sarampo em mais de 50 unidades de saúde espalhadas pelos quatro distritos da cidade. A prioridade é imunizar e verificar as cadernetas de vacinação das crianças de 6 meses a 2 anos, além de fazer o reforço vacinal em jovens e adultos até 49 anos.

Para alcançar o maior número de pessoas, o Departamento de Vigilância em Saúde da SMSDC promoveu três mutirões de vacinação, nos dias 11, 12 e 13/12, contemplando os bairros Jardim Gramacho, Trevo das Missões e Olavo Bilac, com maior incidência de casos da doença.

“É importante que a população tenha consciência de que a vacina é a única forma de combater e bloquear o avanço do sarampo no município. Estamos intensificando as ações de imunização, disponibilizando a vacina em mais de 50 unidades da rede municipal de saúde, para facilitar o acesso à população. Convocamos a todos que estão dentro da faixa etária de 6 meses a 49 anos, que procurem a unidade de saúde mais próxima e tome a vacina”, destacou o secretário de Saúde de Duque de Caxias, Dr. José Carlos de Oliveira.

Jennifer Silva, de 21 anos, foi uma das moradoras do Jardim Gramacho, que atenderam o chamado para participar do mutirão de vacinação, realizado na UBS Edna Sales, no mesmo bairro. Ela foi acompanhada da amiga Silvana (35) e do filho José Miguel (2). As duas receberam o reforço vacinal e o pequeno Miguel estava com sua caderneta de vacinação em dia. Outra moradora que também aproveitou a oportunidade para fazer o reforço vacinal, Rosimere, de 42 anos, falou da importância de ter a vacina contra o sarampo perto de casa. “Assim que vi a divulgação deste mutirão já me organizei para vir e falei com pessoas amigas. Cada um deve estar consciente da importância de tomar a vacina, para que a doença não se espalhe. Estou fazendo a minha parte!”, ressaltou Rosimere. Durante o mutirão a equipe de vacinação da UBS Edna Sales aplicou 244 doses da vacina, sendo em sua maioria jovens e adultos.

Sintomas
Os principais sintomas do sarampo são mal-estar geral, febre, tosse, coriza e manchas brancas na mucosa oral. A doença também provoca conjuntivite e se caracteriza por apresentar manchas vermelhas que aparecem no rosto e se espalham por todo o corpo. O sarampo é uma doença que passa com facilidade de uma pessoa para outra por meio da fala, tosse e espirro.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.