Vila Olímpica de Nova Iguaçu sedia abertura de Jogos da Baixada

Pela primeira vez em sua história a Vila Olímpica de Nova vai sediar a abertura dos Jogos da Baixada, que chega à sua 22ª edição este ano e acontece a partir deste sábado (17), às 9h. Pelo menos 270 atletas da rede de ensino municipal, estadual, federal e particular vão representar a cidade nas oito modalidades: atletismo, basquete, futebol, handebol, vôlei, natação, futsal e xadrez. Eles são divididos nas categorias sub-14 e sub-17. Os jogos se encerram no dia 22 de setembro, no Sesc de São João de Meriti. A entrada é gratuita.
“A abertura em nossa Vila Olímpica será um momento histórico para o município, que vem trabalhando forte em busca do bicampeonato. Nossos adversários são fortes, mas a nossa receita é investir nos esportes de alto rendimento, auxiliando as equipes da cidade nas disputas estaduais e nacionais”, afirma o secretário de Esporte e Lazer, Alexandre Batista.
Na abertura, Nova Iguaçu será representada pelas equipes de atletismo e de handebol sub-14, nas categorias masculina e feminina. Kauan Victor da Cruz Santos, de 13 anos, estudante da Escola Municipal Janir Clementino Pereira, em Miguel Couto, vai disputar as provas de arremesso de peso pela primeira vez nos Jogos da Baixada. “Estou confiante que vou buscar uma medalha. Estou treinando firme para me destacar”, disse o adolescente, que treina na Vila Olímpica.
João Victor Luciano Ribeiro, de 16, vai disputar atletismo na prova de 800 metros pela terceira vez e está ansioso. “Já conquistei a primeira e a segunda colocação em outras edições. Estou ansioso para disputar mais um Jogos da Baixada. É uma competição única para qualquer jovem que quer seguir a carreira de atleta”, afirmou o rapaz.
Os Jogos devem reunir três mil jovens atletas das 13 cidades da Baixada Fluminense. O objetivo da competição é fomentar o esporte como instrumento de inclusão social. A competição é uma realização do Jornal O Dia com apoio da Prefeitura de Nova Iguaçu e do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Como aconteceu nas duas últimas edições dos Jogos da Baixada, os atletas do município de Mangaratiba, na Costa Verde, também participarão como convidados. O evento gera, em média, mais de 600 empregos diretos e indiretos, já que toda a estrutura necessária para é contratada junto a fornecedores locais.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.