Websérie ‘Lugar de Parir’  estreia episódio piloto neste sábado

O que era antes ‘apenas’ um compilado de entrevistas da jornalista Priscila Bispo e do fotógrafo Mazé Mixo vai virar série. A estreia do episódio piloto, que traz histórias de mulheres da Baixada Fluminense em busca de partos respeitosos acontece, é neste sábado, dia 27/02 às 17h, quando também acontece a live de lançamento, no canal do YouTube da websérie. ‘Lugar de Parir’ traz uma reflexão sobre humanização do parto, dos direitos da mulher e a saúde pública sob essa ótica nas periferias e subúrbios do Rio de Janeiro. Lança, também, um olhar sobre a importância de profissionais de saúde realmente comprometida(o)s em fazer desse ‘lugar’ – físico ou simbólico – um espaço possível e humano onde as mulheres que mais precisam possam parir seus filhos. Doulas, enfermeiras obstetras, psicólogas e mães reafirmam a necessidade de espaços mais acessíveis e inclusivos, em especial, iniciativas como grupos de apoio ao parto – a exemplo do Ishtar Rio que passou a ter uma outra perspectiva de humanização quando o núcleo de Nova Iguaçu foi inaugurado pela doula e moradora de Belford Roxo, Paula Inara.

Para a realizadora e jornalista Priscila Bispo, a série levanta ainda a necessidade de estabelecer políticas públicas com um olhar mais atento a essas questões. ”Iniciativas como grupos de apoio ao parto, além de perguntas como: “humanização pra quem?” e “informação, acesso e humanização estão chegando pra quem mais precisa? são questões extremamente importantes que são abordadas por quem viveu de perto essa experiência”, conclui a idealizadora.

A live conta com as participações pra lá de especiais da doula e educadora perinatal Paula Inara e da enfermeira obstetra Mariane Marçal. Paula é, também, coordenadora dos núcleos do @ishtar_rj na Baixada Fluminense e representante da Associação de Doulas do Rio de Janeiro. Mariane é enfermeira obstetra na Sankofa – Atendimento Gestacional e especialista em Saúde Pública pela Fiocruz.

O Governo Federal, Secretaria Especial da Cultura, Prefeitura de Nova Iguaçu, Secretaria Municipal de Cultura e FENIG patrocinam o lançamento do episódio piloto da websérie Lugar de Parir.

FOTOS: Mazé Mixo e Larissa de Freitas Cordeiro

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.