Autodeclaração de residência é aprovada pelos vereadores de Nova Iguaçu

Alternativa para comprovar a residência quando não se tem um comprovante no próprio nome, a autodeclaração de residência será possível, agora, para os moradores de Nova Iguaçu. O projeto de lei nº 789/2025, de autoria do vereador Marcio Simpatia, foi aprovado em segunda votação na sessão ordinária de hoje (06/05), da Câmara Municipal de Nova Iguaçu.

“Nosso objetivo é garantir mais acessibilidade e desburocratização na comprovação de endereço para cidadãos que não possuem contas de serviços públicos ou outros documentos aceitos tradicionalmente”, explicou Marcio. Na autodeclaração, a pessoa assume a responsabilidade legal pela veracidade dos dados prestados. O texto seguirá para o Executivo e passa a valer após a sanção do prefeito.

Outros três projetos foram aprovados em segunda votação:

– Instituição da política municipal de implementação de energia solar nos prédios públicos, nº 648/2025, assinado pelo vereador Vaguinho Neguinho.

– Criação da Semana Municipal de Conscientização sobre o Lúpus, a ser comemorada no dia 10 de maio, e instituição da política municipal para esclarecimentos sobre a doença. O projeto, de autoria do vereador Marcio Fonseca, leva o nº 784/2025.

– Criação e implantação do Programa de Educação Financeira nas escolas municipais. Os vereadores Igor Porto e Thadeu do Marcos Fernandes são os autores do projeto nº276/2025.

O bispo nigeriano Nnamdi Anosike, membro da Comissão Sem Fronteiras pela Fé, com sede na cidade de Goiânia, participou da sessão, convidado pelo vereador Claudinho da Kombi. Ele está em missão religiosa pelo Brasil e tem visitado vários municípios da Baixada Fluminense.

Sidney Menezes, servidor da Câmara de Nova Iguaçu, foi agraciado com o Título de Cidadania Iguaçuana. Autor da homenagem, o vereador Mauricio Morais elogiou o trabalho que Sidney desempenha a muitos anos na Casa. “É uma pessoa em quem confiamos, sempre pronto a auxiliar os vereadores”, disse.

Os vereadores Alexandre da Padaria e Dr. Robertinho também realizaram homenagens. Alexandre concedeu o Título de Cidadania ao senhor Maury Fonseca, suplente de vereador em Teresópolis. Dr. Robertinho entregou Moção de Congratulações e Aplausos a Flávio de Lima e Elisabete Melo Ramos, socorristas do Samu. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *