Banco de Leite Humano do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes comemora Dia Mundial de Doação

Nesta terça-feira (20), o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN) celebrou o Dia Mundial de Doação de Leite Humano com uma programação especial voltada à valorização das mães doadoras e à conscientização da importância do gesto que salva vidas. As mães doadoras receberam uma homenagem especial com entrega de certificados, foi realizada uma roda de conversas com os profissionais envolvidos, visita ao Banco de Leite Humano Enfermeira Margareth Magalhães Costa e Silva (BLH), além de interação entre as mães doadoras e receptoras e um lanche para confraternizar.

Referência em cuidado neonatal em Duque de Caxias, o HMAPN conta com BLH que atende recém-nascidos prematuros e prematuros de extremo baixo peso internados na UTI Neonatal. Segundo a coordenadora do BLH, Isabel Redigolo, um litro de leite materno pode alimentar até 10 bebês internados. “A doação de leite humano é um ato de amor. Cada gota é importante porque muitas vezes, é o que garante a sobrevivência e o desenvolvimento saudável de um recém-nascido prematuro. Ainda não conseguimos alimentar todos os recém nascidos internados na nossa unidade. Temos capacidade para captar e processar muito mais leite do que é feito hoje”, ressaltou.

Carolina de Aguiar, 28 anos, mãe do bebê Bernardo de Aguiar, de seis meses, moradora de Piabetá, em Magé, tornou-se doadora logo após ter dado à luz a Bernardo. Sentiu a necessidade de doar porque jogava fora o excedente de leite. “Eu tive meu bebê aqui e logo após o parto, as enfermeiras vinham e perguntavam se eu precisava de leite para o meu filho. Isso tocou meu coração. Eu não precisei, mas tinham mães que precisavam. Eu produzo muito, muito leite e acabava jogando fora, o que é um desperdício. Então entrei em contato com o banco de leite do Adão. Logo eles foram à minha casa, eu comecei a doar e já se vão cinco meses”, afirmou.

Este ano o BLD contou com 150 doadoras e foram distribuídos leite humano pasteurizado para 143 receptores. Mais de sete mil mulheres com dificuldade na amamentação foram atendidas e foram realizadas 225 visitas domiciliares. Foram doados 149 litros de leite humano, dos quais 60 litros foram distribuídos aos recém-nascidos prematuros da UTI Neonatal do hospital. No ano passado 347 mulheres doaram leite materno e foi distribuído leite humano pasteurizado para 348 receptores. Mais de 25 mil mulheres com dificuldade na amamentação foram atendidas, realizadas 643 visitas domiciliares e doados 374 litros de leite humano, sendo que 168 litros foram para os recém-nascidos da UTI Neonatal do Hospital.

Participaram do evento a superintendente do HMAPN, Glaucia Queiroz, o diretor médico, Dr. Moisés Souza Almeida, a responsável da área técnica de aleitamento materno da Secretaria Municipal de Saúde, Dra. Amanda Franco, a pediatra do Banco de Leite Humano, Dra. Lucila Bragantini Prata, a coordenadora de enfermagem da UTI Neo natal, Cristiane Aparecida da Silva, o pediatra do alojamento conjunto, Júlio César Dib Romano, a coordenadora de enfermagem da UTI Neonatal, Cristiane Aparecida da Silva, e a coordenadora do Banco de leite humano, Isabel Redigolo.

QUEM PODE DOAR

Mulheres saudáveis em qualquer fase da amamentação que não façam uso de medicamentos contraindicados ao ato, estão aptas a doar, inclusive menor de idade. Todo leite coletado é pasteurizado e passa por um rígido controle de qualidade, sendo direcionado à UTI Neonatal, dando mais qualidade de vida e evitando o uso de fórmulas pelos prematuros. Cada doadora recebe um kit composto por frascos higienizados, touca, máscara e toda semana a equipe do BLH vai às residências (terças e quintas) buscar o leite e entregar novos kits. Não é necessário ir à unidade.

SOBRE O DIA MUNDIAL

Criado pela Rede Global de Bancos de Leite Humano, o Dia Mundial da Doação de Leite Humano foi instituído em 19 de maio como forma de reforçar a importância da doação e homenagear as mulheres que contribuem com esse gesto. O Brasil é referência mundial nesse serviço, com mais de 200 bancos de leite em funcionamento.

SERVIÇO

O BLH do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes foi inaugurado em 2007, sendo o primeiro na Baixada Fluminense. Conta com uma equipe especializada que orienta e acompanha todo o processo de coleta, armazenamento e distribuição de leite humano; faz captação de leite humano interna e externamente; oferece suporte para mães com dúvidas e dificuldades na amamentação. Basta ligar.

O HMADN fica na Rodovia Washington Luiz, km 109 – BR 040 – Jardim Primavera. Maiores informações podem ser obtidas no telefone: (21) 99921-5020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *