O Comida di Buteco está em sua reta final e o público tem até domingo, dia 11 de maio para provar os petiscos participantes que celebram os 25 anos do concurso. No Rio de Janeiro, são 131 bares participantes, somando a Capital, Niterói e Baixada Fluminense. Assim como no ano passado, serão eleitos três campeões, um de cada circuito. O valor do petisco é nivelado em R$35 em todo o país.
Desde 2016, o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: depois de eleitos os vencedores de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o MELHOR BUTECO DO BRASIL. E, em julho, numa festa realizada em São Paulo é revelado o CAMPEÃO NACIONAL.
História e dinâmica do Concurso
O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, na extinta Rádio Geraes FM, com objetivo de resgatar butecos familiares e a cozinha raiz. É um concurso e não um festival! Com voto popular e de jurados é eleito o melhor buteco da cidade.
Público e jurados visitam os estabelecimentos dando notas de 1 a 10 em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. A cada edição, 20% da base de butecos participantes é renovada, oxigenando o roteiro e mantendo a competitividade sempre animada.
Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA
Facebook: /comidadibuteco
Instagram: _comidadibuteco
X: @_comidadibuteco
Linkedin: comidadibuteco
TikTok: @Comidadibuteco
Website: www.comidadibuteco.com.br
Foto: Fernando Salles