Centenas de jovens de Japeri participam de palestras e acompanham demonstrações práticas sobre o tema
O que o som de um vazamento invisível tem a ver com o futuro de um estudante? Para mais de 200 jovens de Japeri, a resposta veio em forma de inspiração e conhecimento na 1ª Feira das Profissões da cidade, organizada pela Secretaria Municipal de Educação. Em um dia de descobertas, alunos do 9º ano viveram uma verdadeira imersão no mundo do trabalho, com direito a palestras, experiências práticas e até contato com tecnologias usadas para cuidar da cidade — como o geofone, que identifica vazamentos ocultos.
O evento contou com a participação de funcionários da Águas do Rio, que compartilharam suas trajetórias profissionais e mostraram como o saneamento vai muito além das torneiras. Com o tema “Um olhar no futuro vislumbrando novos horizontes”, a feira abriu espaço para os jovens conhecerem diferentes áreas de atuação e entenderem as demandas do mercado de trabalho.
Os alunos participaram de palestras, mentorias, visitaram estandes interativos e acompanharam demonstrações práticas de equipamentos de alta tecnologia.
“Visitei vários estandes e adorei aprender sobre o geofone, um equipamento muito irado. Eu não tinha noção de que no saneamento existiam tantas áreas de atuação”, contou Maria Eduarda, de 17 anos, aluna do Ciep 206 Sirene Morais Costa.
Joyce Helly Soares, coordenadora de Serviços da Águas do Rio, foi uma das profissionais que dividiram suas experiências com os alunos. Ela destacou a importância de aproximar os jovens das oportunidades existentes na região:
“Esse foi um momento de grande importância, pois mostrou possibilidades reais de inserção no mercado de trabalho para jovens que estão decidindo seu futuro. O conhecimento e a formação continuada são fundamentais para que estejam preparados para as oportunidades na Baixada Fluminense. Isso amplia horizontes e ajuda a tomar decisões mais conscientes sobre o futuro”, finalizou.