A Prefeitura de Paracambi, através daSecretaria Municipal de Ambiente e Clima, deu início a uma nova fase do Programa Limpa Rio, com foco na limpeza e desassoreamento do açude da Cascata — que não passava por uma manutenção há mais de 100 anos. A iniciativa é uma parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.
Na quinta-feira (29/05), a coordenadora do Programa Limpa Rio, Karina Nunes, esteve no local das obras para acompanhar de perto o andamento da operação. Segundo a gestão municipal, a ação integra um conjunto de medidas de prevenção a enchentes e deslizamentos, planejadas especialmente após os fortes temporais que atingiram Paracambi em fevereiro de 2024.

Desde o início do ano, a administração do prefeito Andrezinho Ceciliano (PT) realiza uma força-tarefa de prevenção a enchentes no município. Em articulação com a Defesa Civil Municipal, a Secretaria de Ambiente e Clima e o Governo do Estado, a gestão intensificou ações preventivas em diversos pontos da cidade. Entre elas estão a limpeza de rios, redes de drenagem e bueiros, análises de risco em encostas, interdições de imóveis em áreas vulneráveis e melhorias em vias públicas.
Os resultados já começam a ser percebidos pela população. Mesmo com volumes elevados de chuva nos primeiros meses do ano, nenhuma enchente foi registrada. A expectativa da gestão é que o cronograma do Programa Limpa Rio avance ao longo de todo ano de 2025. A Prefeitura de Paracambi segue atuando de forma integrada e preventiva para evitar tragédias e construir uma cidade mais segura.