A Câmara Municipal de Nova Iguaçu, através da Comissão de Saúde, realizou, na tarde de quarta-feira (21/05), audiência pública para apresentação do Relatório de Gestão da Saúde do município, relativo ao 1º quadrimestre de 2025. Eliane Oliveira, subsecretária em Planejamento, anunciou que as especialidades de fisioterapia, ortopedia, dermatologia e psicologia tiveram aumento no número de atendimentos.
Outros avanços também foram apresentados, como a redução de espera para a realização de exames e consultas, com avaliação especial na fila de regulação; o plano de enfrentamento à síndrome respiratória aguda grave; a chegada de mais um mamógrafo para realização de exames nas gestantes na Maternidade Mariana Bulhões; a disponibilidade, em toda rede, da vacina contra gripe influenza, para pessoas acima de seis meses; e a realização de concurso público para o cargo de agentes de saúde.
O vereador Dr. Robertinho, presidente da Comissão de Saúde da CMNI, falou sobre os atendimentos no Hospital Geral de Nova Iguaçu. “Nosso Hospital da Posse, que sobrevive com os recursos do município de Nova Iguaçu, além dos recursos vindos dos governos estadual e federal, é, na verdade, uma unidade que atende quase o estado do Rio todo. Todos os moradores das cidades da Baixada Fluminense correm para cá. Esta conta precisa ser dividida entre todos”, afirmou.

Estiveram presentes à audiência o vereador Rogerio do Pneu, Eduardo Ormond, subsecretário de Atenção Especial, Controle e Avaliação, Clodoaldo Novaes, subsecretário de Vigilância em Saúde, Bruno de Castro, subsecretário de Atenção Primária em Saúde e Valéria Boechat, superintendente administrativa.
Novo relatório será entregue à Câmara em setembro deste ano para avaliação do 2º quadrimestre.