SEDCON e Procon-RJ criam gabinete de crise com Unimed Ferj para garantir atendimento a pacientes oncológicos e crianças com deficiência

A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o Procon-RJ realizaram, nesta terça-feira (09/09), uma reunião com representantes da Unimed Ferj, o presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Wadih Damous, e mães de crianças atípicas. O encontro teve como pauta a solução das falhas na prestação de serviços do plano de saúde, tanto no atendimento a pacientes oncológicos quanto às crianças com deficiência.

Durante a reunião ficou estabelecida a criação de um gabinete de crise composto por representantes da Unimed Ferj, da SEDCON, do Procon-RJ e da Associação Nenhum Direito a Menos (ANEDIM), dedicada à defesa dos direitos das pessoas com deficiência. O objetivo é acompanhar de perto os avanços na resolução dos problemas e garantir maior eficácia e rapidez na comunicação com a população.

Segundo o Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, a medida é fundamental, já que 85% das reclamações recebidas pelos órgãos de defesa do consumidor decorrem da falta de informação clara.

“Nosso objetivo é reunir representantes da Unimed Ferj que tenham autonomia para responder prontamente e resolver quaisquer problemas que estejam acontecendo, de forma célere e assertiva. Vamos acompanhar cada evolução e gerar relatórios que serão enviados ao Sistema Estadual de Defesa do Consumidor e à ANS, além de levar informações corretas e coletivas aos consumidores sobre os avanços nas soluções apresentadas”, destacou o Secretário.

Durante a reunião, a Unimed Ferj informou a assinatura de um novo Termo de Cooperação Técnica com a Oncoclínicas, que se comprometeu a atender os pacientes oncológicos encaminhados. A operadora também anunciou que está em tratativas com uma grande farmacêutica para disponibilizar uma geladeira e um estoque remotamente monitorado na clínica, a fim de assegurar o fornecimento ágil dos medicamentos.

O secretário reforçou que a fiscalização será constante:

“Os agentes da SEDCON e do Procon-RJ vão retornar à clínica Viver Bem para verificar o andamento das evoluções apontadas pela Unimed Ferj e não vamos parar enquanto tudo não estiver resolvido. Estamos tratando de vidas e é crucial que os problemas sejam solucionados o quanto antes”, afirmou Fonseca.

Participação das mães de crianças atípicas

Durante o encontro, o secretário relatou ter convidado, pessoalmente, mães de crianças atípicas que realizavam um protesto na Av. Ayrton Senna contra a Unimed Ferj. As mães participaram da reunião e, como resultado, ficou definido que terão representação no gabinete de crise, garantindo voz coletiva nas ações.

Além disso, foi solicitado à Unimed Ferj o aumento do número de atendentes no Expressinho, posto de atendimento localizado na sede do Procon-RJ, que tem atendimento expresso da operadora, para dar maior agilidade na análise individual das demandas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *