Ação realiza coleta de sangue  em condomínios do Rio

A partir de agora a doação de sangue passará a atender condomínios do Rio de Janeiro. A estratégia, que leva o nome de “Hemorio em Casa”, tem como objetivo facilitar a participação dos doadores que se encontram em período de isolamento social. 

A iniciativa, proposta pelo Hemorio, hemocentro coordenador da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, tem como objetivo evitar o baixo estoque, que registrou queda de 50% na última semana por conta da pandemia do coronavírus. É importante lembrar que não há qualquer evidência de risco de contrair coronavírus pelo ato de doar sangue, que é um procedimento absolutamente seguro.  

 Como funciona

As equipes do Hemorio vão instalar estrutura para coleta das bolsas de sangue nos salões de festa de condomínios com pelo menos 500 moradores em idade adequada para doar. 

 O doador será orientado a aguardar em seu apartamento até o momento da coleta, quando será contatado via whatsapp ou interfone, evitando assim aglomerações, o uso de transportes públicos e a exposição prolongada em ambientes externos. 

Os síndicos de condomínios interessados na ação e que possuam a estrutura e o número adequado de moradores podem entrar em contato com o Hemorio pelo e-mail coleta.condominio@hemorio.rj.gov.br ou pelo telefone 21 96467-2154.

 Entre as principais estratégias de segurança adotadas pelo Hemorio durante este período de coronavírus estão às restrições de caravanas ou grandes grupos no Salão de Doadores da unidade, além da identificação de candidatos sintomáticos que possam ter potencial de transmissão. Os critérios foram separados da seguinte forma:

Candidatos à doação que tiveram a doença ficam inaptos por 90 dias após a cura.

Candidatos à doação que tiveram a forma grave da doença ficam inaptos por 1 ano após a cura

Candidatos à doação que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados ficam inaptos por 30 dias após a cessação do contato

Candidatos à doação que retornaram de viagem internacional, vindos de qualquer país, ficam inaptos por 30 dias a partir do dia da chegada ao Brasil.

Candidatos à doação que tiveram contato domiciliar com casos suspeitos ou confirmados ficam inaptos por 30 dias após a cessação do contato.

Outras ações

Mauricio Bazilio/SES

Entre as demais estratégias para captação de sangue durante o isolamento está o contato com as Forças Armadas, incluindo Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, com objetivo de promover a doação de sangue nos quartéis e batalhões desses grupos, que estão prioritariamente a serviço da população e não interrompem suas atividades, mesmo durante o período de epidemia.

 Com a diminuição dos serviços, o fechamento das empresas e a redução no número de pessoas nas ruas, o Hemorio conta mais do que nunca com o apoio da população fluminense. Só na última semana o Hemorio teve queda de 50% em seu número total de doadores. Em todo Estado a queda foi de aproximadamente 70% no total de bolsas coletadas. 

Em média, o Hemorio tem disponibilidade para receber até 500 doadores por dia, quantidade suficiente para atender toda a rede pública do RJ. 

 Para uma situação regular, é necessário que o Hemorio disponha de pelo menos 300 bolsas de sangue diariamente. A importância da divulgação e conscientização sobre a doação de sangue, sobretudo dos veículos de imprensa, é fundamental para a manutenção de estoques adequados. Além do Hemorio, o Estado conta com postos de coleta em diversos outros municípios. 

Os endereços podem ser acessados no site do Hemorio www.hemorio.rj.gov.br.

Serviço

Local: Avenida Tenente Coronel Muniz de Aragão, 1695, Anil

Horário: 10h às 15h

Data: 01/04

Quem pode doar durante o período de Pandemia

– É preciso ter entre 16 e 60 anos e até 69, caso já sejam doadores de sangue

– O doador deve pesar no mínimo 50 kg

– É necessário estar bem de saúde

– Quem quiser doar precisa portar um documento de identidade oficial com foto

– Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

– Candidatos à doação que tiveram a doença ficam inaptos por 90 dias após a cura.

– Candidatos à doação que tiveram a forma grave da doença ficam inaptos por 1 ano após a cura

– Candidatos à doação que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados ficam inaptos por 30 dias após cessação do contato

– Candidatos à doação que retornaram de viagem internacional, vindos de qualquer país, ficam inaptos por 30 dias a partir do dia da chegada ao Brasil.

– Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais, portando o seu documento e um documento de identidade do responsável que assinou a autorização.

Siga @saudegovrj e @hemorio para mais detalhes e saiba como doar ou consulte o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, através do número 0800 282 0708.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.