Acordo entre Estado, CCR Barcas e Alerj  garante retorno da antiga grade de Paquetá

Um acordo entre o Estado, a concessionária CCR Barcas e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) garantiu o retorno, a partir da sexta-feira (21), da antiga grade de horários da linha aquaviária de Paquetá. Na decisão, também foi acertado que a grade das viagens entre Praça XV-Cocotá, na Ilha do Governador, será mantida. O termo de compromisso foi assinado, na tarde desta quinta-feira (20/2), entre a Administração Estadual, representada pela Secretaria de Transportes (Setrans), a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a Agetransp, com a CCR Barcas. O Ministério Público e a Defensoria Pública do Rio de Janeiro também fazem parte do documento.

“Esta é uma boa notícia para os moradores das Ilhas de Paquetá e do Governador. Conseguimos equacionar este problema dos horários das barcas e, a partir de amanhã, a grade volta a funcionar como era antes. Agradecemos o apoio da Alerj, que nos auxiliou na articulação com a concessionária”, disse o governador Wilson Witzel.

Segundo o secretário de Estado de Transportes, Delmo Pinho, esse termo de compromisso é fruto de um esforço conjunto entre Estado e Alerj.

“É gratificante saber que chegamos a uma solução para essa questão que trouxe tantos transtornos. Esse momento denota o grande entrosamento e esforço comum para atender uma das necessidades básicas da população. Desde o início procuramos manter o diálogo constante buscando equacionar esse caso”, destacou.

Moradores comemoram

Cerca de cinco mil pessoas moram na Ilha de Paquetá. Alessandro Tolentino é um deles e comemorou o retorno da antiga grade de horários.

“A decisão representa o direito de ir e vir da população de Paquetá, das pessoas que trabalham no continente e moram na ilha, além dos nossos estudantes. Policiais, bombeiros, médicos e professores, muitas vezes, não conseguiam voltar para casa em virtude dos horários das barcas. O turismo, que é muito forte em Paquetá, não será mais prejudicado”, disse Alessandro.

Na decisão, anunciada pelo governador Wilson Witzel, também foi acertado que os horários de Cocotá serão mantidos
Rogério Santana

Usuária da linha Praça XV-Cocotá diariamente, Flávia Aguiar respira aliviada com a decisão de manter as seis viagens (ida e volta) que fazem a ligação entre o Centro do Rio e a Ilha do Governador.

“As barcas oferecem três horários na parte da manhã (7h, 8h e 9h20) e mais três, à noite (17h30, 18h40 19h50). Para nós, moradores, que contamos com este serviço, é extremamente fundamental manter esta grade para que consigamos ir e voltar de nossos empregos”, comentou a moradora da Ilha do Governador.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.